BLOG

← Voltar
Para você
10/10/2016

As publicações impressas na comunicação corporativa

Por Guilherme Barbosa e Rute Faria

Publicações

Existem muitas ferramentas de comunicação que podem ser utilizadas de maneira planejada para atrair a atenção do público, consolidar sua empresa junto ao mercado e, ao mesmo tempo, manter a equipe sempre informada sobre as ações corporativas.

Publicações são instrumentos estratégicos, que impactam diretamente nos resultados. Por serem determinantes para a formação da opinião dos stakeholders, podem se tornar um canal de comunicação sólido e conferir credibilidade à organização.

Parte fundamental na estratégia macro de uma empresa, as publicações impressas ajudam a fechar bons negócios e a aumentar a produtividade da equipe.

A seguir, listamos alguns tópicos que reforçam a importância das publicações para o ambiente organizacional. Confira:

Credibilidade junto ao mercado e à equipe

Uma publicação institucional pode ser utilizada de várias formas e para diversos objetivos. Ela pode, sim, possuir caráter “comercial”, para mostrar seus produtos e serviços aos clientes, mas sua força na comunicação interna também é extremamente relevante.

Se direcionada aos colaboradores de uma empresa, ela alinha o discurso de todos, promove engajamento e maior produtividade e dá à equipe a sensação de pertencimento, de orgulho de fazer parte daquela organização.

Uma revista que se aproxima do colaborador mantém todos engajados em torno de uma estratégia. Quando os funcionários sabem com clareza as metas as serem atingidas, são eles que vão levar a empresa em direção ao sucesso.

Tipos de publicações impressas

Semanais, mensais, bimestrais, trimestrais, semestrais ou anuais. Em formato de jornal, revista, informe ou boletim. O que define a periodicidade e o formato da publicação é o diagnóstico prévio das demandas do seu público-alvo, da quantidade de informações produzidas na empresa que merecem ser compartilhadas e da necessidade de alinhamento de pessoal.

Esse diagnóstico é feito junto com o planejamento editorial, que deve ser pensado com cuidado para contemplar todos os pontos importantes e dar espaço para que todos os setores mostrem o seu trabalho.

Benefícios de usar publicações impressas

As publicações impressas oferecem diversas vantagens para as organizações. Citamos algumas delas abaixo:

  • Comunicação tangível: um material em que se pode tocar, folhear, carregar e que, por isso, faz com que as informações se propaguem por mais tempo.
  • Alcance: as publicações impressas geralmente alcançam mais de um leitor. No caso das publicações direcionadas à equipe interna, elas podem chegar aos colaboradores e familiares. No caso das publicações para o público externo, o alcance pode ser ainda maior, dependendo do lugar escolhido para distribuí-las.
  • Possibilidade de receitas: dependendo da tiragem e alcance das publicações da sua organização, elas podem despertar o interesse de seus parceiros, gerando a possibilidade de inserção de anúncios. Esse seria outro meio para gerar receita para a comunicação da empresa.

Força no discurso

Outra face da publicação impressa que também deve ser considerada é a de atribuir maior impacto às ideias defendidas pela organização. Um sindicato, por exemplo, pode reforçar seus argumentos através de publicações que exponham, com clareza, os fatos e o trabalho desenvolvido.

Da mesma forma, uma empresa que está disseminando um novo conceito ou reforçando sua política de trabalho, pode se apoiar nas publicações impressas para tornar a mensagem mais clara e fácil de ser absorvida pelos colaboradores.

Para ser cumprida, qualquer meta precisa, antes de tudo, ser compreendida. Por isso, finalizamos esse artigo com a certeza de que, se bem planejada e construída, a publicação impressa pode, sim, ajudar as empresas a atingirem seus objetivos.

Se quiser falar mais sobre o assunto, entre em contato com a gente! Teremos prazer em conversar com você. Até breve!