BLOG

← Voltar
O jeito Prefácio
25/01/2017

Como atingir os públicos de interesse

Por Luara Lima e Juliane Medeiros

Prefácio

Comunicar-se não é simplesmente dizer alguma coisa a alguém: o processo de comunicação só se torna efetivamente completo quando o outro compreende exatamente o que estamos transmitindo. Tão importante quanto se fazer compreender e passar uma boa mensagem é entender com quem estamos falando. Nesse sentido, conhecer os públicos de interesse torna-se essencial para que a comunicação se torne eficaz.

O que são públicos de interesse?

Em poucas palavras, públicos de interesse ou stakeholder são grupos de pessoas que estabelecem trocas mútuas de informações sobre um determinado assunto para uma empresa, instituição, pessoa, etc. São importantes formadores de opinião pública e disseminadores da informação e do conhecimento.

Como trabalhar estrategicamente os públicos?

O primeiro passo é identificar quem são essas pessoas. O mapeamento permite reconhecer com quais públicos a empresa se relaciona, quais expectativas geradas por eles e que tipo de relação deve ser estabelecida, permitindo identificar quais merecem uma maior aproximação.

Os stakeholder são a chave para a assertividade da comunicação estratégica: comunicar tudo para todos não é possível nem eficiente. Daí a importância em definir o público-alvo, entender a percepção de cada um deles e considera-los em ações futuras.

Como é feita essa comunicação?

Após estabelecer quem são os stakeholders, estes devem ser separados em grau de influência, para que a equipe responsável pelo planejamento estratégico consiga ter uma visão mais ampla de todos os envolvidos em determinado processo e assim estabelecer de que maneira eles podem contribuir para a otimização deste, pois quando bem trabalhados, esses públicos de interesse podem ser a chave para o reconhecimento positivo de uma organização.

Com uma metodologia própria e aprofundada de levantamento e análise da matriz de stakeholders, a Prefácio traça ações segmentadas e específicas para cada público, melhorando a absorção do conteúdo e transformando percepções e atitudes. Comunique com assertividade! Conheça os trabalhos da Prefácio e venha tomar um café coma gente.