BLOG

O jeito Prefácio
27/04/2018

Dia do Design Gráfico – Série: Jobs de Destaque

O Dia Mundial do Design Gráfico é comemorado hoje, 27 de abril. O World Graphics Day é uma iniciativa do International Council of Graphic Design Associations (ICOGRADA) que, desde 1995, celebra esta data em memória da fundação desta instituição, em 27 de abril de 1963.

O trabalho do designer gráfico é aplicado nos mais diferentes setores, desde a publicidade e propaganda, passando por editoras, diagramação de livros e revistas, elaboração de cartazes, entre outras. Aliando técnica e criatividade, o este profissional é capaz de criar produções visuais que ajudam a transmitir uma mensagem ou despertar emoções nas pessoas.

Nesta primeira parte, vamos apresentar os trabalhos da Patrícia Sacco e do Angelo Coelho.

Angelo Coelho

Jornal O Cometa Itabirano

Dos trabalhos que já fiz, o mais marcante foi o jornal O Cometa Itabirano, tanto para minha formação profissional como o veículo em si. Ele foi criado em 1979 por estudantes itabiranos e era editado em Belo Horizonte. Teve como referência principal o veterano Pasquim e como motivação o poeta conterrâneo Carlos Drummond de Andrade, que já presenteou o tabloide com poema inédito.

Fui responsável pela diagramação e parte da ilustração por mais de 20 anos. Convivendo com jornalistas, artistas gráficos e cartunistas, descobri do que eu gostava desde criança, mas que nunca tinha atinado. Também pude me certificar que existem coisas que a grande imprensa nunca publica e que são importantes para o entendimento do que ocorre a nossa volta.

O Cometa trazia em suas páginas muita cultura, política e humor, com colaboradores de várias partes do Brasil e alguns correspondentes no exterior. Em seus “bons tempos” Itabira era uma constante em suas páginas como um micropolo do que ocorria no mundo, e foi referência pra muita gente que começava no jornalismo.

Isento de censura, sua independência o levou a ser processado em inquérito militar por publicar matérias denunciando corrupção por parte de ministros de estado. Também contribuiu com a comunidade de Itabira ao abrir três processos ambientais contra a Companhia Vale do Rio Doce, o que resultou em concessões de áreas verdes ao município por parte da mineradora.

Patrícia Sacco

Box Set Comemorativo dos 30 anos do filme A História Sem Fim

Para o meu projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), eu queria criar um box set especial para comemorar os 30 anos do filme “A História Sem Fim”, comemorado em 2014. No box set temos o amuleto Oroboros do Atreyu, livro de making of do filme, DVDs – filme e making of –, cartazes, vários cartões postais com ilustrações e cenas do filme.

Este projeto é o meu maior orgulho. Foi um desafio muito grande, pois não tinha muito material visual para a produção do projeto.

Então, tive que investigar a fundo até que consegui várias coisas raríssimas, como o livro de making of do filme e ilustrações e pinturas nunca publicadas da concepção do filme e livro (storyboard, figurinos, personagens, ambientações/cenários etc).

Tive que criar identidade visual usando características do filme e do livro. Na concepção do projeto, trabalhei mais com manipulação digital em todos os layouts nas peças, mesclando texturas e fotos e ilustrações. Também tive que pensar no projeto editorial do livro e na embalagem. E o resultado é esse!

 

Se a gente sente muito orgulho da nossa equipe? Claro que sim! E na segunda parte desta série, iremos apresentar o trabalho da Taynna, do Lucas e do Tércio! Fiquem ligados!