BLOG

O jeito Prefácio
22/03/2017

Dia Mundial da Água

post site - dia da agua2

O dia Mundial da Água é dedicado à reflexão sobre a preservação de nosso recurso natural mais valioso. A Prefácio atende a clientes essenciais para gestão e preservação das águas do Brasil e do planeta. É, para nós, um imenso prazer e uma grande responsabilidade conviver e trabalhar diariamente com esse tema, que importa e interfere na vida de todos.

Educação, disseminação de novas tecnologias, implementação de programas e projetos de conscientização ambiental e uso racional de recursos hídricos. Esta é a rotina de trabalho do IBIO, CBH-Doce e Afluentes e CEIVAP.

Nós acreditamos que a Comunicação é uma ferramenta essencial para o fortalecimento das agências de bacias e comitês. Ela faz parte da construção de um futuro onde a gestão de recursos hídricos será mais participativa e eficiente, envolvendo a sociedade e disseminando a informação. Entendemos bem o que a água representa não só no dia 22 de março, mas todos os dias!

Foram produzidas peças comemorativas para cada cliente, valorizando o trabalho que cada um deles desenvolve em sua região:

IBIO

image006

O Instituto BioAtlântica (IBIO) é uma organização sem fins lucrativos, criada em 2002 por indivíduos, empresas e ONGs ligadas ao tema sustentabilidade. Por meio de parcerias com o poder público, a sociedade civil e o setor produtivo, o IBIO trabalha para melhorar a qualidade de vida e do meio ambiente no Brasil. Em 2011, o Instituto venceu o edital lançado pelos Comitês de Bacias do Rio Doce para atuar como sua Agência de Água. A Partir de então, junto à parceiros, constrói soluções embasadas em muita informação e, principalmente, em ações gerando soluções acessíveis e transformado cenários na região da bacia.

CBH Doce e Comitês Afluentes

image007

Os comitês de Bacia do Rio Doce são entidades colegiadas que gerenciam as águas do Rio Doce para garantir seus múltiplos usos. Os CBHs funcionam como Parlamentos das Águas, um local onde todos têm voz e tomam decisões de forma conjunta. Os trabalhos dos comitês ganharam evidência e mais força após o rompimento da barragem de Fundão, no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana. A contaminação praticamente extinguiu o Rio Doce, mas os programas e projetos desenvolvidos e custeados pelos CBHs geram impactos positivos nas regiões afetadas.

CEIVAP

image008

O CEIVAP – Comitê para Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul busca promover a gestão dos recursos hídricos da bacia, articulando as políticas públicas e setoriais correlatas, integrando o planejamento e as ações das instâncias em prol da região da bacia por meio da viabilização de recursos de diversas fontes para recuperação ambiental.

Nós, da Prefácio Comunicação, acompanhamos e valorizamos a importância do trabalho de nossos clientes, e não poderíamos deixar de homenagear os trabalhos desenvolvidos por eles. Para deixar claro a importância deste trabalho, citamos o artigo 9° da Declaração Universal dos Direitos da Água:

Art. 9º – A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social. 

Parabéns, IBIO, CBH Doce e Comitês Afluentes e CEIVAP por impactar positivamente hoje o futuro de todos nós.