BLOG

O jeito Prefácio
07/07/2016

Diagnóstico e planejamento de comunicação interna na Toshiba

Prefácio

 

Foi realizada ontem a reunião de devolutiva do diagnóstico de comunicação interna da Toshiba, com a participação da diretoria, superintendências e gerências das unidades Contagem e Betim, além da equipe de Recursos Humanos e Comunicação.

A Prefácio atua no desenvolvimento de diagnóstico e plano de ações com ênfase tanto na comunicação organizacional em geral quanto nos sistemas segmentados, como a comunicação interna. No caso da Toshiba, avaliou-se a comunicação interna em quatro eixos distintos: alinhamento institucional; integração entre as áreas; comunicação entre lideranças e liderados; e estrutura, veículos e canais. Usando metodologia própria, desenvolvemos uma investigação profunda do funcionamento do sistema de comunicação interna, os processos, envolvimento das pessoas, efetividades e possibilidades. Como resultado, a empresa passou a ter um mapeamento completo da situação da comunicação, acompanhado de um plano de ações realista e fundamentado no apoio ao negócio, pautado na intencionalidade das ações e em medidas que visam o envolvimento dos colaboradores.  Além disso, foram criados indicadores e métricas de eficiência para o sistema de comunicação interna, alinhados com as novas diretrizes de comunicação da empresa.  O trabalho foi conduzido por nossa diretora Celuta Utsch, com apoio de Danielle Esteves e Maíra Bueno.

A Toshiba Divisão de Transformadores é uma empresa pertencente a um grupo mundial japonês. Tem cerca de 1.200 funcionários distribuídos nas plantas de Contagem e Betim. É cliente da Prefácio para questões estratégicas de comunicação interna.