BLOG

Vinil
03/03/2017

Duran Duran

Enquanto lê o post de hoje, ouça as músicas da banda Duran Duran, clicando aqui.

Inspirados por David Bowie e Roxy Music e pelos estilos pós-punk e disco, os companheiros de escola Nick Rhodes (teclados) e John Taylor (guitarrista) formaram o Duran Duran em 1978 com mais dois amigos: Simon Colley (baixo e clarinete) e Stephen Duffy (vocal). O nome da banda foi retirado de um personagem do filme Barbarella, de Roger Vadim, estrelado por Jane Fonda.

Pioneira da new wave, a banda começou fazendo shows em Birmingham, Inglaterra, com a ajuda de uma bateria eletrônica. Depois de algumas entradas e saídas de integrantes, o experiente guitarrista Andy Taylor ingressou no grupo trazendo a energia das estradas. Simon Le Bon (da banda punk Dog Days) foi indicado para os vocais, e surpreendeu com seu estilo e letras inovadoras. Assim nasceu a formação definitiva: Andy Taylor (guitarra), John Taylor (baixo), Nick Rhodes (teclados), Roger Taylor (bateria) e Simon Le Bon (vocal).

No final de 1980, a banda já era popular na Inglaterra e tinha assinado um contrato com a gravadora EMI. Planet Earth, o primeiro single, alcançou o 12º lugar nas paradas.

fotos duran duran1

A popularidade do grupo cresceu com a ascensão do videoclipe, especialmente após a produção de Girls on Film. Apesar de ser banido pela BBC pelo alto teor sexual, o single entrou para o top 10. O primeiro álbum, que traz o nome da banda, alcançou o terceiro lugar e permaneceu nas paradas por 118 semanas.

O segundo LP, Rio, saiu em 1982 e emplacou os singles Hungry Like the Wolf e Save a Prayer. O Duran Duran foi um dos primeiros a levar a sério a questão do visual, tanto que contratou o estilista Perry Haines para que projetasse uma imagem elegante para o grupo. Caiu como uma luva para o lançamento na MTV – que estava começando – e foi de grande ajuda para o sucesso da banda nos EUA.

Aproveitando a popularidade, o grupo lançou o álbum Seven and The Ragged Tiger ainda em 1983, que alcançou logo o primeiro lugar nas paradas inglesas. E saiu numa longa turnê mundial que durou um ano e meio – o documentário Sing Blue Silver conta as estórias dessa aventura.

Em 1985, o Duran Duran participou do super concerto Live Aid, que marcou a última apresentação com Andy e Roger. A seguir, mais um sucesso, quando a banda foi convidada a fazer A View to a Kill, tema do filme 007. No mesmo ano, Andy e John resolveram tentar algo diferente e montaram o Power Station, com Robert Palmer e Tony Thompson (baterista do Chic). As músicas Some Like it Hot e Get it on chegaram ao top 10.

fotos duran duran2

Em resposta ao Power Station, os outros três integrantes do Duran montaram o Arcadia, lançando o álbum So Red the Rose. O single Election Day também alcançou o top 10.

No começo de 1986, Roger Taylor anunciou que tiraria umas férias da banda, mas nunca mais retornou. Alguns meses depois, Andy Taylor também saiu, para tentar carreira solo que não deu certo. Em 1986, o agora trio, lançou Notorious. No Brasil, o álbum foi o mais vendido do grupo durante toda a sua carreira, principalmente, pela presença da canção A Matter Of Feeling, incluída na trilha da novela Mandala, de 1987.

Em 1988, com o lançamento do álbum Big Thing, a música I Don’t Want Your Love foi bem nas rádios e nas vendas. Em janeiro desse ano se apresentaram no Brasil, no Hollywood Rock, e até hoje Nick Rhodes fala que o show de São Paulo foi o melhor do Duran Duran.

Em 1989, o álbum Decade, que trouxe os singles de maior sucesso da banda chegou às lojas, e logo depois saiu Liberty. O guitarrista Warren Cuccurullo, que já tinha tocado com Frank Zappa e Missing Persons, foi integrado ao trio com a saída de Andy Taylor.

Em 1993, o grupo retornou com um álbum mais maduro, chamado Duran Duran, que ficou conhecido como The Wedding Album por causa de sua capa com fotos dos casamentos dos pais dos integrantes. As músicas Ordinary World e Come Undone levaram a banda de volta ao top 10. O cantor Milton Nascimento participou da canção Breath After Breath e também do clipe, que foi gravado nas Cataratas do Iguaçu.

Em 1997, o grupo ficou reduzido a dois membros originais (Le Bon e Rhodes), além de Cuccurullo. Os remanescentes fizeram um show no The Princess Diana Tribute Concert, em junho de 1998, a pedido de sua família, e lançaram o álbum Pop Trash, em julho de 2000 – o single top Someone Else not Me ganhou uma versão em vídeo, que foi premiada pela inovação tecnológica.

fotos duran duran3

Em 2006, eles tocaram em eventos de alto nível: o Prêmio Nobel e os Jogos Olímpicos de Inverno. E duas vezes no Estádio Wembley, uma no concerto para Diana e outra no Live 8. Em setembro, com a colaboração de Justin Timberlake, Falling Down foi lançada como single no iTunes.

Em 2008, durante a turnê mundial, o grupo esteve no Brasil pela segunda vez. Os antigos sucessos repaginados em versões mais elétricas contagiaram o público, que o considerou como o melhor show internacional do ano.

Em novembro de 2010, o Duran Duran anunciou seu 13º álbum de estúdio, All You Need Is Now – lançado exclusivamente pelo iTunes, atingindo o 1º lugar nas paradas de 15 países.

Em 2015, saiu o álbum Paper Gods, com a participação da cantora, compositora, atriz, modelo e dançarina canadense Kiesza e dos ex-Red Hot Chili Peppers John Frusciante e Nile Rodgers.

Depois de aportarem em São Paulo para uma apresentação no Festival SWU, em 2011, “os bonitinhos” retornam para o Lollapalooza Brasil 2017, e também estarão na programação paralela do evento, com show em Belo Horizonte neste 29 de março.