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16/02/2017

Estratégias de SEO: garantia de audiência e relevância para seu site

Por: Juliane Medeiros

O futuro da tomada de decisões será dominado pelos dados e pela inteligência na captação, estruturação e melhor utilização de um montante incalculável de informações geradas diariamente. É necessário pensar se seu negócio está preparado para ter sucesso neste novo cenário que se apresenta. O SEO é uma das práticas que surge dessa nova realidade tecnológica de avaliação de dados.

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Na prática do mercado de marketing, definimos SEO – Search Engine Optimization (lê-se ésse-i-ou), como um conjunto de estratégias com o objetivo de otimizar o posicionamento de um site nas páginas de resultados não pagos nos motores de busca – Google e Bing por exemplo – garantindo maior visibilidade e consequentemente, maior conversão.

Complexo? Na verdade não muito. Primeiro é necessário entender como as buscas na web acontecem de fato.

Pesquisa na Web ou no Google?

O Google é sem dúvida o buscador mais utilizado e conhecido do planeta, com cerca de 3,3 bilhões de buscas diárias sendo realizadas em todo mundo. O que muitos não sabem é que quando uma pesquisa é feita no Google não se está de fato pesquisando em toda web, mas sim no índice Google da Web, e isso faz toda a diferença para sua empresa. Devido à força e alcance deste buscador, não basta estar na web, o importante é estar no Google!

E a palavra-chave é…. palavras-chave.

Já falamos sobre um número incalculável de informações sendo apresentadas diariamente. Então como destacar seu site nesse mar de informação? É aí que a importância das estratégias de otimização se faz presente.
Existem programas de software chamados indexadores. Eles são os reais responsáveis por conectar os termos de buscas aos conteúdos existentes na web. E como é feita essa escolha? Através de palavras-chave. Os indexadores pesquisam dentro do índice por todas as páginas que incluam o termo pesquisado.

Entre as centenas de milhares de resultados possíveis, os indexadores decidem qual página melhor corresponde a pesquisa fazendo perguntas: quantas vezes o termo pesquisado aparece na página? Aparece no título, na URL, conteúdo ou na estrutura da página? A página utiliza sinônimos do termo pesquisado? O conteúdo desta página é confiável? Esta página ou site é utilizado como referência por outros sites? É uma página de um site de alta qualidade ou spam?

Mas e o SEO?

SEO são estratégias que facilitam a “conversa” entre os indexadores Google da Web e sites por meio de palavras-chave. Não basta apenas apresentar um belo site. Para ser considerado relevante pelo Google é necessário que o conteúdo seja confiável, que as melhores palavras-chave sejam definidas, que seu site imponha autoridade sobre o assunto proposto, além de uma estruturação competente. Por isso a produção de conteúdo deve ser tão bem planejada quanto a codificação e o layout, buscando sempre o melhor posicionamento para buscas orgânicas.

Quer saber mais sobre SEO e como este conjunto de práticas e técnicas podem melhorar o posicionamento de seu site? Fale com quem entende do assunto. A Prefácio Comunicação trabalha com profissionais competentes desde a criação de seu site até a gestão do conteúdo. Afinal, se seu site não for visto pelos robôs do Google, igualmente não será visto pelos seus públicos.