BLOG

← Voltar
Vinil
07/10/2016

Led Zeppelin

Enquanto lê o post abaixo, ouça os grandes sucessos da banda Led Zeppelin clicando aqui.

Led Zeppelin foi uma banda britânica de rock, criada em 1968. Formada pelo guitarrista Jimmy Page, o vocalista Robert Plant, o baixista e tecladista John Paul Jones e o baterista John Bonham (Bonzo). Considerados por público e crítica como a maior banda de rock de todos os tempos.

O grupo lançou o primeiro álbum, Led Zeppelin, em janeiro de 1969. Os memoráveis riffs de guitarra, o vocal agudo e rascante e o blues psicodélico misturado ao jazz, presentes no disco, foram fundamentais na formatação do hard rock e do heavy metal. O Long Play foi gravado em apenas 36 horas, Jimmy Page bancou do próprio bolso e tinha por objetivo garantir a liberdade artística, o que foi aceito pela gravadora Atlantic.

Led

A capa do LP é a imagem do dirigível Hindenburg em chamas. Em Copenhague, a banda quase teve seus shows cancelados, pois recebeu uma ameaça legal da aristocrata Eva von Zeppelin (herdeira do fabricante de aeronaves Ferdinand von Zeppelin) ao ver o cartaz do concerto com a imagem do Hindenburg.

No mesmo ano saiu o segundo LP, Led Zeppelin II. Foi gravado quase inteiramente na estrada e alcançou a posição de número um nos Estados Unidos e no Reino Unido. Em 1970, Page e Plant se retiraram para Bron-Yr-Aur, uma casa remota no País de Gales, para começar a trabalhar o Led Zeppelin III. O resultado foi um disco mais acústico, fortemente influenciado pela música folk e celta, revelando a versatilidade da banda.

O quarto álbum saiu sem título, a capa sequer possuía o nome da banda. Com 37 milhões de cópias vendidas, Led Zeppelin IV cimentou o status do grupo como superstars, e a faixa Stairway to Heaven é a mais pedida da banda até hoje.

Stairway to Heaven é um exemplo do problema que muitos artistas enfrentam com processos de plágio. Page e Plant estão nos tribunais se defendendo de uma acusação por uso indevido de trecho da música Taurus, da ex-banda Spirit, de 1967. A defesa usou o argumento de que não passa de uma progressão cromática usada há mais de 300 anos e que não pode ser considerada uma propriedade intelectual, usando como exemplo músicas dos Beatles (Michelle, 1965) e de Tom Jobim (Insensatez, 1961).

Led

O quarteto comprou um Boeing para suas turnês e tornou-se assunto frequente de histórias de devassidão. Ganharam a reputação de destruidores de suítes de hotel e a fama de jogar aparelhos de TV pela janela; alguns relatos são verdadeiros, mas isso faz parte da lenda de muitos artistas.

O álbum seguinte, Houses of the Holy, foi lançado em março de 1973, quando o grupo expandiu o uso de sintetizadores e orquestração com mellotron. Três shows no Madison Square Garden, Nova York, foram gravados para um filme lançado só em 1976 (The Song Remains the Same), que não foi muito bem recebido na Europa, mas foi um estouro no Brasil, inclusive o álbum.

Em 1974 o grupo lançou sua própria gravadora, a Swan Song, seu logotipo apresenta uma imagem de Ícaro, que alguns confundem com Apolo, deus grego do Sol.

Em 1975 saiu o álbum duplo Physical Graffiti, composto por quinze canções e aponta para vários estilos e influências. O que surpreende é o fato de as músicas terem sido gravadas durante um período de quatro anos em estúdios diferentes, sem no entanto perderem sua integridade sonora – é um álbum inspirado e está na lista dos 200 maiores do Rock and Roll Hall of Fame.

 Presence, lançado em março de 1976, é marcado por um som mais cru e arranjos mais econômicos. Apesar de ter ganhado um disco de platina, recebeu uma reação mista entre os fãs e a imprensa. Em novembro de 1978, o grupo gravou In Through the Out Door, que é considerado seu trabalho mais fraco, mas a fama da banda garantiu seu sucesso de vendas.

Led

O baterista John Bonham era conhecido pelo uso abusivo do álcool. Em 24 de setembro de 1980, quando viajava para um ensaio, ele parou para um café da manhã onde tomou várias vodkas. Continuou a beber quando chegou ao estúdio e, no dia seguinte, o encontraram morto na cama, a autópsia constatou que ele sofreu asfixia por vômito – tinha 32 anos. Num comunicado à imprensa, os colegas declararam que a presença de Bonham era fundamental para a harmonia da banda, por isso decidiram encerrar suas atividades como grupo.

Dois anos depois lançaram Coda, uma coleção de músicas não-editadas, que contava com um instrumental do baterista, de 1976, chamado Bonzo’s Montreux.

Nos anos 1980 o grupo se apresentou em ocasiões especiais, com Tony Thompson, Phil Collins e Jason Bonham (filho do baterista) substituindo Bonzo na bateria.

Nos anos 1990 foram lançadas edições especiais da obra do grupo, além de Page e Plant participarem de eventos que viraram álbuns e DVDs. A trajetória da “ex-banda” continuou em 2003 com o álbum triplo ao vivo, How the West Was Won, e Led Zeppelin DVD, um conjunto cronológico de seis horas de imagens ao vivo que se tornou o DVD de música mais vendido da história.

O Led Zeppelin se reuniu em 2007 para uma homenagem a Ahmet Ertegun (fundador da gravadora Atlantic), em Londres, com Jason Bonham brilhando na bateria. A banda estabeleceu o recorde mundial para a “Maior Procura de Ingressos para um Concerto de Música”, com 20 milhões de pedidos para o show, e foi lançado um filme do concerto, Celebration Day.

Entre 2014 e 2015 Jimmy Page remasterizou toda a obra da banda; o que já era ótimo ficou melhor ainda.