BLOG

← Voltar

Mostra de cinema de Tiradentes: a celebração do cinema brasileiro

Leticia Purri

A Mostra de Cinema de Tiradentes é o maior evento do cinema brasileiro contemporâneo, e já está em sua vigésima primeira edição! Em 2018, foram apresentados 102 filmes brasileiros – 30 longas e 72 curtas – de 15 estados, produzidos por iniciantes e profissionais do audiovisual.

Festival_Tiradentes01

Em toda sua história o festival já recebeu um público estimado em 684 mil pessoas. Proporcionou o acesso gratuito e democrático aos bens culturais com a oferta de uma programação que reúne ações de formação, reflexão, exibição e difusão do cinema brasileiro. O festival vai muito além da exibição das obras, ele abre espaço para discussão e aprendizagem por meio de palestras com diretores e críticos sobre assuntos variados relacionados ao audiovisual, além de oficinas para produção de filmes e atuação.

CONFIRA OS PREMIADOS DA 21ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES 

Uma das novidades desta edição foi o lançamento da campanha Descubra #Tiradentes300anos – iniciativa da Universo Produção para celebrar o tricentenário da cidade e, ao mesmo tempo, enaltecer e apresentar ao público histórias, personalidades, curiosidades e pontos turísticos locais. Durante os nove dias de festival, a cidade ficou cheia e animada, e outros de seus atrativos puderam ser explorados, como os restaurantes , as cafeterias, lojas de doces e cachoeiras próximas.

É uma sensação incrível ver criadores e amantes do cinema em um só lugar e poder aproveitar as sessões, que são gratuitas e abertas a todos. O festival cria uma atmosfera ótima na cidade, tornando-a ainda mais convidativa para todos os tipos de público.

Esta imensa manifestação cultural evolui a cada edição e foi inspirador poder acompanhar tudo isso de perto.