BLOG

← Voltar

O papel da Assessoria de Imprensa na comunicação digital

Prefácio - 10-01

A imprensa cumpre o importante papel de informar com qualidade os leitores, telespectadores e ouvintes. Assim, leva à sociedade informações que podem conferir credibilidade às organizações, influenciando diretamente na sua reputação. É aí que entra a assessoria de imprensa: elas atuam para fomentar o bom relacionamento entre a mídia e as empresas, fornecendo informações adaptadas aos interesses do veículo de comunicação e da própria organização. Suas ações contribuem para transformar empresas em porta-vozes sobre determinados assuntos e, ao mesmo tempo, auxiliam na prevenção e gerenciamento de crises.

O assessor de imprensa identifica oportunidades de posicionamento e qualifica a oferta de informações. Para tanto, ele deve estudar a empresa que atende, atuando em sintonia com seus objetivos estratégicos. A partir dessa análise, há propostas de releases, sugestões de pauta ou notas, contribuindo para a percepção adequada da organização pelos seus públicos de interesse.

Onde a assessoria de imprensa e a comunicação digital se encontram?

Uma boa estratégia de comunicação inclui os trabalhos de assessoria de imprensa para justamente aumentar o alcance do conteúdo de Inbound Marketing, produzido nos formatos de sites, blogs, e-books e redes sociais. Por isso, é necessário que o planejamento estratégico seja pensado de forma integrada, trabalhando a imagem do cliente nos ambientes on e off-line.

Assessoria de Imprensa contribui para a construção de autoridade

Um ótimo trabalho da assessoria de imprensa traz relevância ao conteúdo produzido pela empresa a ser divulgada. Ser relevante na web é ser considerado especialista em um nicho específico. Nesse ponto, um dos critérios de otimização do Google é a avaliação de quantos sites citam ou fazem link com o conteúdo da sua organização. Não somente a quantidade, mas qual a importância dessas conexões. Portanto, o trabalho do assessor de imprensa, de divulgar informações de qualidade para mídias qualificadas e de boa reputação, contribui para o melhor ranqueamento do site das instituições. Ou seja, além de provedor de conteúdo você se transformará em fonte de referência.

Com este novo cenário da comunicação, mais que divulgadores, os profissionais de assessoria de imprensa são produtores de conteúdo. Em um mundo onde a informação é a principal “bem” em circulação, a integração de estratégias entre estas duas áreas, marketing digital e assessoria de imprensa, é fundamental para um bom planejamento de comunicação.