BLOG

Vinil
12/08/2016

Pink Floyd

Enquanto lê o post abaixo, curta algumas músicas da banda Pink Floyd clicando aqui.

Pink Floyd foi um grupo britânico de rock formado em Londres em 1965 e contribuiu para a mudança das percepções na cultura pop com sua música psicodélica e progressiva. Desenvolveu equipamentos e sintetizadores para criar uma nova sonoridade que, com o tempo, tornaram-se obrigatórios para novos grupos que surgiram.

A banda, originalmente, consistiu dos estudantes Roger Waters, Nick Mason, Richard Wright e Syd Barrett, e começaram tocando no cenário underground. David Gilmour foi integrado como o quinto membro em 1967, enquanto Barrett saiu em 1968 por uma deterioração mental. Gênio e líder natural, foi ele quem deu a ideia do nome “The Pink Floyd Sound”, em homenagem aos músicos de blues Pink Anderson e Floyd Council.

Pink Floyd

Lançado em  agosto de 1967, o primeiro álbum, The Piper at the Gates of Dawn, foi gravado simultaneamente ao aclamado Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band dos Beatles, nos estúdios da Abbey Road, e os integrantes das bandas frequentemente se encontravam no corredor e conversavam sobre suas influências. Ambos os álbuns são hoje citados como o início do rock progressivo.

Em 1968 saiu A Saucerful of Secrets e produziram a trilha sonora do filme More, em 1969, lançada como um disco do grupo. O álbum duplo Ummagumma foi uma mistura de gravações ao vivo e experimentações de estúdio com músicas compostas por cada membro, com destaque para a textura progressiva e grandes solos de percussão. A obra é uma colqueluche dos antigos fãs do Floyd e o belo trabalho gráfico foi elaborado pelo estúdio Hipgnosis.

Atom Heart Mother, de 1970, tem um lado que consiste numa suíte orquestrada de quase 24 minutos de duração. Foi o primeiro da banda a chegar no topo das paradas no Reino Unido. Lançaram uma coletânea chamada Relics, que continha vários singles do começo da carreira, além de contribuírem para a trilha sonora do filme Zabriskie Point, do diretor Michelangelo Antonioni.

Nos anos 1970 o Pink Floyd se distanciou da cena psicodélica tornando-se uma banda distinta, até difícil de se classificar, já que o termo “progressivo” era pouco para definir seu experimentalismo. Os estilos divergentes dos principais compositores – Gilmour, Waters e Wright – se amalgamaram em uma sonoridade única.

Pink Floyd

O diretor Adrian Maben lançou o primeiro filme/concerto do Pink Floyd, o Live at Pompeii, onde apresentava o grupo tocando, em 1971, num anfiteatro da Grécia sem a presença de público. Abriram caminho para um som bastante suave e calmo que chegou ao máximo no álbum Meddle. Obscured By Clouds foi lançado em 1972 como trilha sonora para o filme La Valle, de Barbet Schroeder.

O sucesso em massa veio em 1973, com The Dark Side of the Moon. Além de ter uma das capas mais famosas do mundo, o disco superou 40 milhões de cópias vendidas e ficou no Top 200 da Billboard por 1.094 semanas, um feito sem precedentes. Destaques do álbum são o vocal feminino de The Great Gig in the Sky (com Clare Torry) e Alan Parsons – produtor que havia trabalhado com os Beatles e que começou a ditar novos parâmetros para fidelidade de som, depois lançou-se em carreira própria como Alan Parsons Project.

Wish You Were Here foi lançado em setembro de 1975. A canção Shine on You Crazy Diamond é um tributo a Syd Barrett que, coincidentemente, apareceu no estúdio enquanto ela estava sendo gravada. O disco foi um sucesso instantâneo e é um dos álbuns mais bem avaliados e premiados do Floyd.

Em 1977 produziram Animals, que contém canções longas, ligadas por um tema e tiradas, em parte, do livroAnimal Farm (A Revolução dos Bichos) de George Orwell – autor de 1984, de onde saiu a expressão “Big Brother”.

A maioria das músicas desse período são consideradas secundárias em relação às letras, nas quais Waters explora os sentimentos sobre a morte de seu pai na Segunda Guerra Mundial e sua crescente atitude de cinismo contra figuras políticas. Desse caldeirão que saiu The Wall, e o grupo tornou-se conhecido por todos os públicos. Waters demitiu Wright, argumentando que não estava contribuindo muito, mas, anos depois ele se desculparia.

O filme The Wall foi lançado em 1982, escrito por Waters, dirigido por Alan Parker e estrelado por Bob Geldof que regravou a maioria dos vocais. A película ainda apresenta animação feita pelo artista britânico Gerald Scarfe. Em 1989, depois da queda do Muro de Berlim, Roger Waters concordou em tocar The Wall ao vivo, onde ficava originalmente o muro (com a participação de ilustres convidados).

O álbum The Final Cut, de 1983, foi ainda mais sombrio que o anterior. As discussões entre Waters e Gilmour nesse ponto eram tão ruins que eles não eram vistos gravando no estúdio simultaneamente. Gilmour não concordava que o parceiro usasse a banda para produzir sequências de canções meramente como veículo para suas letras.

Em dezembro de 1985 Waters anunciou que estava saindo, e uma disputa legal foi inciada sobre se o nome “Pink Floyd” deveria continuar sendo usado, mas Gilmour e Mason asseguraram que tinham direitos legais sobre ele. Então, Roger Waters lançou o solo Radio K.A.O.S., em 1987.

O novo trabalho do Floyd foi lançado como A Momentary Lapse of Reason, e Wright retornou juntando-se oficialmente ao grupo em sua nova turnê.

Pink Floyd

Um ano depois saiu o álbum ao vivo Delicate Sound of Thunder (1988), depois veio The Divison Bell, um trabalho conceitual.

Produziram o álbum ao vivo Pulse, em 1995, onde tocaram inteiramente o Dark Side of the Moon. Em julho de 2005 se reuniram em Londres no Live 8 – com a participação de Waters –, foi a primeira vez que todos os quatro integrantes estiveram num palco em 24 anos. No final a banda deu uma abraço coletivo, que se tornou uma das imagens mais marcantes do evento.

O tecladista e membro fundador do Pink Floyd, Richard Wright, morreu em setembro de 2008, aos 65 anos após uma curta batalha contra o câncer. Em novembro de 2014 o grupo lança o álbum The Endless River e encerra suas atividades oficialmente.