BLOG

← Voltar

Porque a produção gráfica é fundamental na comunicação

Um setor pouco abordado nos textos sobre comunicação, mas essencial para o funcionamento dela, a produção gráfica tem papel fundamental em qualquer trabalho que requer orçamento, impressão e acompanhamento de prazos.

Responsável pela materialização dos projetos gráficos, a área se destaca porque está diretamente envolvida com as necessidades e expectativas do cliente e do seu público-alvo.

Do planejamento à impressão

É o produtor gráfico que determina, ainda no planejamento, qual será a melhor forma de produzir uma peça. Essa definição varia de acordo com a finalidade, as pessoas a que ela se destina, a verba disponível e o prazo estabelecido.

Se o objetivo é entregar um trabalho de qualidade, capaz de atingir os objetivos propostos, a produção gráfica deve atuar lado a lado com o atendimento, para alinhar o que é planejado ao que é produzido.

Por essa razão, o envolvimento desse profissional no planejamento da comunicação é essencial para que se pense em algo executável e que respeite a realidade do contratante. É a experiência do produtor gráfico que garante que os projetos sejam factíveis e coesos e tenham o máximo de qualidade possível.

Transformando o planejamento em algo tangível

Um bom produtor gráfico precisa ter conhecimento técnico sobre tipos e processos de impressão, formatos, texturas e outros suportes. Sem essa expertise a equipe corre sério risco de planejar um serviço e entregar outro.

Gerar frustração no cliente não está nos planos de ninguém, por isso a experiência e o trabalho da produção gráfica trazem consigo uma grande responsabilidade: materializar tudo o que foi planejado.

Além do conhecimento técnico e da capacidade de gerenciar processos, a área de produção gráfica deve ainda ser criativa. Se os recursos são escassos e o volume de informação a ser transmitido é elevado, é a criatividade que vai fazer com que a ação se diferencie, encante e ofereça o retorno esperado pelo cliente.

Organização e gerenciamento de prazos

O controle logístico também é indispensável à produção gráfica, pois envolve o gerenciamento de etapas de produção e o cumprimento de cronogramas pré-estabelecidos. Também é preciso que o produtor gráfico esteja sempre em contato com fornecedores, buscando parceiros de confiança e novidades no mercado.

Os profissionais de produção gráfica trabalham para identificar os melhores fornecedores, os menores preços e as opções de pagamento mais convenientes. Utilizar os recursos disponíveis da melhor maneira possível, evitando desperdícios, é igualmente necessário.

Uma comunicação eficaz resulta de esforços de várias áreas, que integram saberes para criar projetos completos e efetivos. É a isso que chamamos comunicação integrada.