Rua Dr. Sette Câmara, 75 - Luxemburgo
Belo Horizonte - MG . 30380-360
Tel: 31 3292.8660 . 31 99372.0216
(31) 99231-4306
E-mail: prefacio@prefacio.com.br

 
 

Blog

Nosso jeito de construir conhecimento

O jeito Prefácio

Produção Gráfica: aquele detalhe que faz toda a diferença na comunicação

01/11/2016

Por Mariana Maia e Rute Faria

Um setor pouco abordado nos textos sobre comunicação, mas essencial para o funcionamento dela, a produção gráfica tem papel fundamental em qualquer trabalho que requer orçamento, impressão, finalização e acompanhamento de prazos.

Responsável pela materialização dos projetos gráficos, a área se destaca porque está diretamente envolvida com as necessidades, expectativas e experiência do cliente e do seu público-alvo.

agencia_comunicacao_bh_produção_grafica

Do planejamento à impressão

É o produtor gráfico que determina, ainda no planejamento, qual será a melhor forma de uma de produção de uma peça. Essa definição varia de acordo com a finalidade, público-alvo, verba e prazo.

Integração com a equipe de comunicação

Se o objetivo é entregar um trabalho de qualidade, atingindo os objetivos propostos,  todo o processo precisa acontecer em sintonia. A produção gráfica atua lado a lado com o atendimento promovendo o alinhamento entre o que é planejado e o que é produzido.

Transformando o planejamento em algo tangível

Um bom produtor gráfico precisa ter conhecimento técnico sobre tipos e processos de impressão, acabamentos, formatos, texturas, papel e outros suportes, tinta etc.  Afinal, sem essa expertise a equipe corre um sério risco de planejar um tipo de serviço e entregar outro.

Gerar frustração no cliente não está nos planos de ninguém, por isso a experiência e o trabalho da produção gráfica carrega uma grande responsabilidade que é a de materializar tudo que foi planejado ao longo do caminho.

Organização e gerenciamento de prazos

O controle logístico também é indispensável na produção gráfica, pois envolve o gerenciamento de fases de produção e cronogramas. É preciso que o produtor gráfico esteja sempre em contato com fornecedores, buscando parceiros de confiança e novidades no mercado gráfico.

Otimização da verba do cliente

Os profissionais de produção gráfica também trabalham para conseguir os melhores fornecedores com os melhores preços e opções de pagamento. Afinal, aproveitar os recursos disponíveis da melhor maneira possível, evitando desperdícios, é também uma excelente forma de otimizar os processos comunicacionais, como um todo.

Criatividade acima de tudo

Além do conhecimento técnico e da capacidade de gerenciamento de processos, a área de produção gráfica tem que ser criativa. Em tempos de pouca verba e grande volume de informação,  é a criatividade que vai fazer com que a ação se diferencie, encante  e que tenha retorno de relevância para o cliente.

A produção gráfica na Prefácio Comunicação

É com todo este cuidado e talento que nós, na Prefácio, produzimos o que criamos para nossos clientes. Das peças mais simples às mais elaboradas, todas são acompanhadas por um profissional dedicado à produção gráfica, totalmente envolvido no planejamento e no processo de cada job.

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o papel da produção gráfica na comunicação, que tal compartilhar esse post em suas redes sociais? Até o próximo artigo!

detalhes importância produção gráfica

Vamos manter contato?

A gente quer sempre conversar com você. Por onde podemos contar nossas novidades?



    Este site é protegido pelo reCAPTCHA Enterprise e aplicam-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google.