BLOG

← Voltar
O jeito Prefácio
23/02/2017

SPARK: Programa Global de Reconhecimento da ESAB

prefacio_post_SPARK_ 2

Os valores que uma empresa apresenta para o mundo devem estar alinhados ao que ela faz dentro de casa e a excelente preparação dos colaboradores é um diferencial nesse sentido, atuando de forma significativa no fortalecimento da imagem organizacional.

Alinhada a esta ideia, em janeiro, a ESAB iniciou seu novo Programa de Relacionamento Global – o SPARK. Por meio dele, todo colaborador pode indicar um colega de trabalho para ser reconhecido por atender demandas ou procedimentos que reforcem os valores da empresa. O objetivo é destacar atitudes que ajudem na disseminação das diretrizes da empresa, instigando entre os colaboradores o companheirismo e a cooperação.

A Prefácio Comunicação atuou de forma conjunta à ESAB, adaptando a linguagem e formato das peças do modelo corporativo global ao padrão de comunicação utilizado nas unidades brasileiras e sul americanas.

Proposta SPARK

Os objetivos centrais do programa são a promoção de uma cultura de engajamento, reconhecimento e desempenho dos colaboradores por suas realizações. Além disso, o programa fortalece a importância em associar o que fazemos e como o fazemos aos valores fundamentais da controladoraa da ESAB, a americana Colfax. O reconhecimento tem papel importante: é destacado por meio do compartilhamento de histórias de sucesso e comprometimento com toda a organização.

Alessandra Nassar Cardoso, Diretora de Recursos Humanos América do Sul reforça mais um objetivo do programa: “Desempenhar funções de forma atrelada aos valores da Colfax e ser reconhecido por isso é uma excelente forma de fortalecermos as equipes e a empresa. Vamos fazer do programa parte de nossa cultura.”

Como o SPARK funciona?

Um grupo de avaliadores formado por integrantes da alta gestão votará nas melhores atitudes relacionadas aos valores organizacionais Colfax. Os vencedores serão reconhecidos mensalmente, trimestralmente e anualmente, sendo que a primeira etapa é aberta a todos os colaboradores e as demais serão disputadas pelos melhores das etapas anteriores.

Importância do Programa

Luara Lima, analista de comunicação da Prefácio que trabalha in loco na ESAB, tem muitos elogios ao projeto. Ela relata que o programa é um dos pilares principais do planejamento de 2017: “O colaborador pode indicar os colegas que realizaram uma ação ou tem uma atitude alinhada aos valores da empresa. Serão escolhidas indicações que superem a expectativa esperada pela função do funcionário, um ‘algo a mais’. A palavra Spark significa fagulha, e este nome já diz muito sobre o projeto.”

Viu só? Ações de comunicação interna devem ser pensadas de forma estratégica, garantindo o fortalecimento e integração das relações corporativas de forma natural e constante, por meio do diálogo com a equipe.

Se você deseja implementar ou reestruturar a comunicação interna da sua empresa, não hesite em nos procurar! A Prefácio possui uma equipe capacitada com mais de 23 anos de experiência em comunicação interna – e integrada – com um portfólio que nos enche de orgulho!