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O jeito Prefácio
21/06/2017

Gamefication: uma nova estratégia de aproximação com o público interno

Conheça o trabalho da Prefácio que apresenta uma nova estratégia para lidar  com o público interno

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Conheça o Gamefication: As ações de relacionamento com o público interno têm apresentado cada vez mais desafios para as equipes de comunicação. As formas mais tradicionais de se atingir os colaboradores, como quadros de avisos, e-mails MKT e publicações impressas e virtuais vêm reduzindo sua capacidade de engajamento dos profissionais, principalmente aqueles que estão ingressando agora no mercado de trabalho.

Formados em um contexto em que a internet é acessível a todos, esses jovens demandam que a informação seja cada vez mais objetiva, eficiente e lúdica. Com isso, a comunicação vem se remodelando e conteúdos densos estão sendo trabalhados de maneira direta e por meio de novos canais de relacionamento.

Mas, o que fazer quando é necessário se trabalhar conteúdos estratégicos das empresas, que são densos e complexos? E quando o objetivo da comunicação é mais do que informar e sim envolver e alinhar novas posturas?

A equipe Prefácio, em parceria com o Studio Trinca, enfrentou este desafio para comunicar à equipe da Allianz Worldwide Partners Brasil suas novas diretrizes e engajar todos neste novo contexto da empresa. A solução desenvolvida foi a criação de uma campanha baseada no gamefication, na qual, toda a realidade da empresa foi relida de maneira lúdica em um jogo virtual de quatro fases.

Baseado na história de três players, que representam os perfis dos profissionais desejados pela empresa, o game AWP World apresenta situações que refletem os desafios do dia a dia da empresa dentro de um universos paralelo. Frente a cada situação, o jogador deve escolher a solução que mostre que ele sabe trabalhar em grupo, ser eficiente e lidar com obstáculos de maneira inovadora.

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Dando apoio ao game virtual, que foi instalado em cada máquina da empresa, outras ações interativas e peças de comunicação fizeram a conexão do jogo com a realidade corporativa. A campanha se estendeu durante 40 dias, para que os conceitos fossem internalizados paulatinamente. Foram realizados: um quizz para determinar qual personagem representaria o colaborador – o perfil é determinado pelas respostas que ele dá ao quizz -; a apresentação da história em um evento interno presencial; a construção de jogos de quebra-cabeças; o envio de comunicados eletrônicos; a alimentação de posts na intranet; a realização de rodadas de quizz sobre as novas diretrizes, dentre outras.

E o resultado não podia ser outro. Após quatro fases do game e inúmeros desafios dentro e fora da realidade AWP World, a Allianz Worldwide Partners Brasil colhe os frutos de uma equipe alinhada e consciente da postura que deve adotar frente a cada situação do dia a dia, segundo as diretrizes mundiais da empresa.

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