NOTÍCIAS

O jeito Prefácio
25/10/2017

Integração em tempo real

isa loboRicardo Valory, diretor do IBIO, Dolores Colle, presidente do CBH-Barra Seca e Foz do Rio Doce, Leonardo Deptulski, presidente CBH-Doce e Isabela Lobo.

A Isabela Lobo, que atende os CBHs do Rio Doce, participou do 6º Encontro de Integração da Bacia, um dos evento de maior importância da agenda anual deste cliente.

Responsáveis pela gestão das águas de um território de mais de 85 mil km², os Comitês da Bacia Hidrográfica do Rio Doce possuem uma missão importante, que impacta diretamente na vida de mais de 3,5 milhões de habitantes: conciliar os usos múltiplos da água, de forma a garantir o abastecimento humano e de animais – sem prejuízos ao desenvolvimento econômico dos territórios –, e promover ações que resultem no aumento da qualidade e da disponibilidade hídrica em sua área de atuação.

Em 2013, a Prefácio assumiu a Assessoria de Comunicação dos CBHs do Rio Doce, com a desafiadora tarefa de aumentar a visibilidade dos colegiados que, por se tratarem de um instrumento novo de gestão, ainda não tinham sua função estratégica reconhecida pela comunidade em geral. Também trabalhamos pelo fortalecimento da comunicação interna e pela integração entre o Comitê Federal, o CBH-Doce e os CBHs dos seis rios afluentes situados na porção mineira, além dos outros cinco, localizados no Espírito Santo.

Entre as ações desenvolvidas em prol da união dos Comitês do Rio Doce está o Encontro de Integração – evento anual, que reúne representantes de todos os CBHs afluentes e do Comitê de Integração, que estimula a troca de experiências entre os conselheiros e a divulgação de ações de interesse geral. Participei da sexta edição do encontro, realizada nos dias 18 e 19 de outubro, em uma reserva natural situada na zona rural de Linhares/ES, e, com o apoio da Fabiana e do Umberto, pude disponibilizar informações sobre as palestras e depoimentos dos conselheiros presentes.

O Encontro de Integração é um dos eventos de maior importância na agenda dos comitês, por proporcionar aos participantes uma troca intensa de conhecimentos e colocar em pauta temas comuns, que interessam a todas as bacias hidrográficas. Para nós, da Comunicação, é uma grande oportunidade de estreitar laços com representantes de todas as regiões e conhecer melhor a realidade e as peculiaridades de cada território para, assim, consolidar ou repensar estratégias, com foco no aumento da visibilidade e no fortalecimento da imagem institucional dos CBHs.

Coube à nossa equipe a produção de peças de divulgação, assim como a criação da identidade visual e a cobertura jornalística e fotográfica do evento. Para que os conselheiros que não puderam estar presentes e os demais públicos de interesse ficassem por dentro dos temas abordados, fizemos a cobertura em tempo real, utilizando ferramentas como o Facebook e o WhatsApp. O feedback foi imediato e muito positivo. É muito gratificante ver que o nosso trabalho tem se tornado cada vez mais sólido e reconhecido, apesar dos grandes desafios que ainda nos aguardam.

Ao longo dos últimos anos, construímos com a imprensa uma relação de confiança e credibilidade. Somos referência em assuntos relacionados não só ao Rio Doce, mas à gestão das águas de maneira ampla. Hoje, os Comitês da Bacia Hidrográfica do Rio Doce já são reconhecidos pelos resultados de suas ações em prol do aumento da disponibilidade hídrica, da promoção do saneamento e do incentivo ao uso consciente da água, algo gratificante para todos nós, que seguimos empenhados em nossa missão.