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09/09/2016

A importância do design para o seu negócio

Prefácio

O design é uma ferramenta essencial e precisa ser considerado como parte estratégica de qualquer negócio. Afinal, um design que não atrai a atenção do público pode interferir na hora da decisão de compra ou da contratação do serviço. Se bem feito, no entanto,  ele pode ser uma grande ferramenta para  ajudar sua empresa se destacar no mercado. Para você entender melhor a importância do design, preparamos este texto.

Ele ajuda sua marca a aparecer

É o design que ajuda a chamar atenção (ou não) para sua marca ou produto. Por isso, antes de pensar no marketing digital ou off-line, analise a atual identidade visual da sua empresa. Para começar é preciso pensar no conjunto de peças disponíveis, nas cores e símbolos que você utiliza e pensar em quais conceitos foram estudados para  criar a identidade do seu negócio.

A logomarca está ruim? Pobre? Comece refazendo-! Ainda não possui uma identidade? Contrate profissionais capazes de entender a essência do seu negócio para traduzi-la nos símbolos, formas e cores certas. É a identidade visual que ajuda a sua empresa a ser reconhecida e lembrada pelo público.

Ele torna o seu site mais atrativo

Seu site é uma vitrine virtual que mostra tudo que a sua empresa tem a oferecer. Capriche na usabilidade e no design dele! Umas das tendências para o design de sites é uma estratégia chamada de “above the fold”. A tática sugere que quando o site for aberto pelo público, as informações mais relevantes devem ser encontradas na primeira parte da página, antes mesmo da pessoa rodar a barra de scroll. Aqui você pode ver alguns exemplos.

Alguns adendos especiais também são bem-vindos, quando bem usados. Por exemplo o Call to Action em botões, com cores chamativas e verbos convidativos, do tipo: “baixe agora”” “entre em contato”, “assine já”. Claro, que todos esses recursos devem ser utilizados em harmonia e com cuidado para não poluir o visual e/ou distrair a atenção do público.

Um design moderno e limpo, com estilo minimalista é, geralmente, o mais interessante e o mais recomendado. Mas, tudo depende, é claro, do seu negócio, do público que você deseja alcançar e dos objetivos. Procure um especialista para te ajudar a tomar essa decisão também.

É essencial também nas redes sociais

As redes sociais também fazem parte das estratégias de marketing. Por isso, a capa e os avatares das redes que a sua empresa utiliza são as principais peças para compor a identidade visual e devem estar totalmente alinhadas com as demais peças.

No avatar, o ideal é colocar a logo da empresa, exceto em ações especiais. Na capa é aconselhável utilizar fotos ou ilustrações que tenham o estilo da empresa. Capas conceituais – mas que sejam fáceis de entender –  são muito apreciadas. Evite usar textos nessas peças e, quando usá-los, atente-se aos dispositivos móveis como celular e tablets. Os tamanhos e as posições dos elementos são diferentes em cada um deles, por isso é importante fazer em vários aparelhos para verificar a leitura da capa em cada um e o posicionamento das informações estão legíveis e de acordo.

Nas publicações das redes sociais, valorize fotos de qualidade ou ilustrações que chamem a atenção. Tente simplificar, usar pouco texto e manter um visual padronizado, limpo, que motivem os usuários a clicar para ver mais detalhes e/ou buscar mais informações no site da empresa.

Para finalizar, lembre-se que não é a repetição de um mesmo tema em todos os canais que vai tornar a padronização interessante, dinâmica, atraente. Mas sim a adaptação dele em cada uma das redes.

Agora que você entendeu a importância do design para o seu negócio, comece a colocar em prática.  Aproveite também para conferir nossas produções e o trabalho que a nossa equipe de criação tem desenvolvido para os clientes da agência.