NOTÍCIAS

Para você
20/06/2016

A importância do Linkedin para os profissionais

Quantas vezes você já ouviu de alguém sobre a importância de estar no Linkedin? Se você é do time que já ouviu isso, mas ainda não entende o motivo, leia o restante do texto. Vai ser útil!

O que é o Linkedin?

O LinkedIn é a maior rede social projetada para profissionais de todos os lugares do mundo, mas nem todos conhecem a ferramenta e nem os seus benefícios. A rede social tem mais de 200 milhões de usuários e mais de 3 milhões de empresas já se adaptaram à nova rede, o que significa que o LinkedIn é uma ferramenta muito importante para a carreira profissional e para os negócios.

Print de um perfil empresarial.

Imagem de uma página empresarial na rede social. A interface do LinkedIn é simples e intuitiva.

Qual a importância dessa rede social?

Todo mundo quer uma boa colocação no mercado de trabalho, não é mesmo? Mas para isso é preciso um bom currículo e uma boa apresentação. É preciso ser visto! O LinkedIn auxilia e incentiva os candidatos a criarem um currículo completo, oferecendo várias sugestões de informações importantes para um currículo competitivo. É uma rede social focada no perfil profissional, é quase como um portfólio online que facilita que recrutadores e olheiros encontrem novos funcionários e novos talentos para as empresas.

Além de um bom currículo, gerar networking e manter relações profissionais é muito importante, principalmente para o profissional que busca uma boa colocação no mercado. A rede social é uma excelente forma de nos conectar a  contatos que podem ajudar no nosso crescimento profissional e de encontrar várias oportunidades de trabalho. Com ela você consegue se conectar com vários amigos, antigos colegas de trabalho, e até mesmo empresas que podem influenciar na sua carreira.

O LinkedIn permite que você se candidate para vagas divulgadas e que suas qualificações sejam recomendadas pelas pessoas que mantêm conexão com você, tornando essas informações adendos importantes para o seu currículo. Além disso, ele permite entrar em grupos de discussão fazendo com que você interaja com outros profissionais do mercado, compartilhando e recebendo informações de grande utilidade.

Dicas para ter um bom perfil profissional no Linkedin:

  • Na hora de preencher, deixe o currículo e/ou a carteira de trabalho do lado. Pegue também certificados de cursos e palestras que você já participou. Quanto mais completas as informações sobre você, melhor! Mas coloque apenas experiências relacionadas à área em que você deseja trabalhar para não confundir as pessoas.
  • O que preencher? TUDO – não deixe informações pendentes
  • Prefira adicionar pessoas da sua área de atuação. Pessoas que podem fazer negócios com você, seja como contratante ou contratado. A exceção, claro, vale para clientes, fornecedores e antigos colegas de outras áreas que você já trabalhou.
  • Use uma foto profissional. Com roupas e aparência similar as que você utilizaria no ambiente de trabalho.
  • Não compartilhe frases, imagens aleatórias. Compartilhe apenas assuntos relacionados ao trabalho, ao mercado em que você atua. Coisas relevantes, construtivas.
  • Descrição no perfil: Evite termos muito técnicos e escreva sobre você e suas habilidades de maneiras simples e informativa.
  • Compartilhe conhecimento! Utilize a ferramenta PULSE, do Linkedin, para publicar artigos e atrair ainda mais atenção para você.
  • Retribua a gentileza, mas não minta: se alguém recomendar qualificações profissionais para você, agradeça e, sempre que possível, retribua. O ideal é recomendar habilidade de pessoas que você conhece, afinal, você está “atestando” publicamente que sabe quais são as habilidades daquela pessoa e, por isso, a recomenda.
  • Participe de grupos do seu mercado de atuação, mas não apenas como expectador. Contribua! Faça os grupos funcionarem.
  • Siga as pessoas e empresas (influencers) que você admira. Acompanhe as publicações e atualizações delas, assim você pode ter uma boa referência e orientação sobre o caminho a seguir.
  • Mantenha seu perfil atualizado: novos projetos? Atualize. Foi promovido? Atualize. Mudou de emprego? Atualize. Está disponível? Atualize. Viu um tema interessante que pode interessar à sua rede de contatos? Atualize. Manter-se ativo no Linkedin é o primeiro passo para ser visto e para conseguir informações que vão agregar valor à sua vida profissional. Mãos à obra!

Mantenha seu perfil atualizado: novos projetos? Atualize. Foi promovido? Atualize. Mudou de emprego? Atualize. Está disponível? Atualize. Viu um tema interessante que pode interessar à sua rede de contatos? Atualize. Manter-se ativo no Linkedin é o primeiro passo para ser visto e para conseguir informações que vão agregar valor à sua vida profissional.