A Relevância da
Comunicação na era da IA

HOTMART – Av. Assis Chateubriand 499 - Belo Horizonte

11 de junho de 2024 - 13h30 às 19h


O futuro
é logo ali


Fato certamente inquestionável! O momento atual da relação IA x Comunicação, por mais concreto que seja, sugere uma fase de experimentos que ainda precisam de ajustes para um uso mais efetivo.

Preocupações em relação ao emprego das IAs, como a utilização incorreta da tecnologia, perda de criatividade, padronização das entregas, contribuição para a falta de atividade dos profissionais, segurança dos dados e disseminação de notícias falsas, são apenas alguns dos fatores que norteiam as discussões sobre o tão importante tema.

E embora seja cedo para mensurar o impacto prático da IA na Comunicação e respectivamente nos negócios e como ela ajudará a desenvolver processos, profissionais e empresas, as corporações estão atentas a esse movimento e já definem padrões e políticas de uso.

Se os profissionais aproveitarem a capacidade de processamento de dados da IA, poderão se dedicar mais ao processo criativo, o que será enriquecedor para o mercado como um todo. E fato é que aqueles que assimilarem mais adequadamente esses recursos à sua atividade, somando experiência, capacidade de interpretação e validação da ferramenta e criatividade, certamente estarão um passo a frente.

Programação

13h30 – CREDENCIAMENTO
14h00 – PALESTRA – A SEMIÓTICA COMUNICACIONAL DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA E SUAS CONSEQUÊNCIAS - LÚCIA SANTAELLA
15h45 – PAINEL – IA NA PRÁTICA - JOÃO GINO - CTO DIALOG
16H45 – PALESTRA – O FUTURO DA INTELIGÊNCIA - MIGUEL FERNANDES
18h30 – ENCERRAMENTO E NETWORK COFFEE

Palestrantes

Miguel Fernandes

Chief Artificial Intelligence Officer da Exame na Exame Expertises Tecnologia Inovação. Fundador da Witseed e Inventos Digitais, possui 20 anos de experiência no setor. É conselheiro e investidor de startups de IA nos EUA, Índia, Portugal e Israel. Atualmente, coordena os maiores cursos de IA para negócios no Brasil pela Exame.

Lúcia Santaella

Pesquisadora 1 A do CNPq, professora titular na pós-graduação em Comunicação e Semiótica e em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUCSP). Doutora em Teoria Literária pela PUCSP e Livre-docente em Ciências da Comunicação pela USP. Fez doze estágios de pós-doutorado no exterior e foi professora e pesquisadora convidada em várias universidades europeias e latino-americanas. Já levou à defesa 285 mestres e doutores. Publicou 56 livros e organizou 33, além da publicação de quase 500 artigos no Brasil e no exterior. Recebeu os prêmios Jabuti (2002, 2009, 2011, 2014), o prêmio Sergio Motta (2005) e o prêmio Luiz Beltrão (2010).

João Gino

CTO da Dialog, plataforma líder em comunicação interna e engajamento de colaboradores no Brasil. As principais linhas de pesquisa que desenvolve são relacionadas a redes de distribuição digital, inteligência artificial, smart media brands e comércio eletrônico. Analista de Sistemas e Mestre em Administração de Empresas pelo IBMEC. Nos últimos 20 anos, João Paulo vem realizando projetos para diversas empresas públicas e privadas como Whirlpool (Brastemp, Consul e KitchenAid), Corteva, Grupo HPE, Banco Original, Bradesco, GOL, Amex, Boehringer Ingelheim, Petrobras, Heineken, Toyota, IBM, Unilever, AES Eletropaulo, Sony, Novartis, DOW, C&A, Pfizer, General Mills e Enel Energia. O especialista também ministrou treinamentos nas áreas de business intelligence, e-commerce, marketing digital, governança de tecnologia da informação e gerência de tecnologias. É professor de diversos cursos de pós-graduação da FGV, IBMEC dentre outros.

Aqueles que assimilarem a IA certamente
estarão um passo a frente