Rua Dr. Sette Câmara, 75 - Luxemburgo
Belo Horizonte - MG . 30380-360
Tel: 31 3292.8660 . 31 99372.0216
(31) 99231-4306
E-mail: prefacio@prefacio.com.br

 
 

Blog

Nosso jeito de construir conhecimento

Dicas de Comunicação

6 dicas para aprender a escrever melhor

22/08/2017

Esse é um texto para quem quer aprender a escrever. Se você tem paixão pela escrita e escreve por prazer, ou é alguém que trabalha com produção de conteúdo, saiba que existem formas de praticar a escrita. Quando você aprende a escrever melhor, suas redações se tornam mais fluídas, transmitem a mensagem de forma mais clara e a sua produtividade vai às alturas.

Confira algumas dicas de como é possível praticar a sua escrita e aprender a escrever melhor:

Leia muito

É a primeira regra para todos que querem aprender a escrever melhor. Leia, leia muito. É lendo que aprendemos a construir textos mais coesos, pois nos tornamos familiares às diversas formas de construir narrativas e argumentos em um texto. Seja para escrever romances ou criar conteúdo para a web, é sempre importante que o redator mantenha a sua cabeça nos livros ou nos blogs.

Pesquise mais para aprender a escrever melhor

Muitas das pessoas que amam escrever são realmente criativas. É como se nascessem assim, com a facilidade de criar histórias ou construir argumentos de forma simples e coesa. Entretanto, mesmo as pessoas mais criativas precisam pesquisar e conhecer melhor sobre aquilo que estão escrevendo. Não adianta nada ter uma redação maravilhosa, mas estar falando abobrinhas nos textos por não ter pesquisado referências sobre aquilo que está escrevendo.

Mesmo que seja pelo Google, sempre pesquise. Aprenda sobre aquilo que quer falar, domine o assunto, torne-se especialista. É visível quando alguém escreve sobre algo que não entende, o texto se torna pobre e raramente se torna capaz de transmitir a mensagem desejada. Então, não tenha preguiça: pesquise!

Seja organizado 

Não existe milagre que melhore a sua redação. Ninguém aprende a escrever melhor se não for capaz de organizar suas ideias. A organização é palavra chave para quem trabalha com redação. Crie um método próprio de organização de ideias ou busque formas já conhecidas para isso.

Tenha sempre em mente que um bom autor sempre sabe exatamente onde quer chegar em seu texto. Afinal de contas, a estrutura de uma boa história ou conteúdo já estava devidamente construída antes mesmo de começar a ser escrita. Pense bem nas personagens e na história que quer contar, faça anotações, marcações, construa com cuidado a estrutura do seu texto para o blog, entenda se os tópicos levantados durante as pesquisas serão capazes de transmitir a mensagem.

Crie o hábito de escrever

Escrever é um hábito. Se você não tem o costume nem a organização para criar uma rotina, dificilmente será capaz de construir o hábito da escrita. É preciso ter disciplina nesse ramo. Ler, pesquisar e planejar são os principais passos antes de escrever qualquer texto. Isso tudo é uma rotina, basta ter em mente que para ter o texto finalizado em mãos é necessário todo um processo de construção anterior à escrita.

O início é difícil, mas o esforço irá compensar no final. Quando você criar o hábito de escrever, os textos surgirão de forma mais fluída em sua cabeça, o planejamento será mais fácil e você já saberá como deve conduzir uma pesquisa para escrever textos mais ricos.

Revise sempre: não tenha medo de mudar se for preciso

Um escritor deve se orgulhar de seu texto, mas também deve ser humilde para reconhecer que deve mudar algo que não esteja bom. Não deixe que o perfeccionismo estrague a qualidade de seus textos, nem fique cego pela vaidade. Seja consciente de que um texto nem sempre estará perfeito na primeira tentativa. Leia, releia, revise e reconstrua sempre que for necessário.

Muitas vezes temos que jogar fora muitos parágrafos ou até páginas daquilo que produzimos para que tenhamos um resultado satisfatório no final, então não fique preso a ideias que não funcionam. Quem sabe você não anota essas ideias para serem usadas em algum próximo texto ou romance que esteja escrevendo?

Faça exercícios e coma bem

Se você não estiver bem, seus textos não serão bons. Cuidar das saúdes física e mental é fundamental para que o processo de escrita consiga ser feito de forma eficiente. Se você está cansado, não dará o melhor de si para aquela produção. Se você tiver estressado, acabará arruinando todo o processo de criação e abrirá mão dos hábitos que demorou tanto para construir.

Pare, pense, respire. Coma frutas, verduras, faça caminhadas, malhe, nade. Uma mente saudável é capaz de produzir com qualidade, eficiência e originalidade.

Escrever não é uma tarefa tão simples, mas seguindo essas dicas você vai ficar craque e vai aprender a escrever melhor. Não existe uma fórmula secreta, trabalho duro e disciplina são tudo o que você precisa para se tornar um bom escritor.

Vamos manter contato?

A gente quer sempre conversar com você. Por onde podemos contar nossas novidades?



    Este site é protegido pelo reCAPTCHA Enterprise e aplicam-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google.