BLOG

← Voltar
O jeito Prefácio
15/06/2020

Precisamos falar sobre comunicação interna

A pandemia apresentou ao mundo corporativo a necessidade e a urgência de se ter um sistema de comunicação interna que realmente funcione. Que seja simples, ágil, abrangente e traduza o posicionamento da organização e promova o diálogo, o entendimento e a adesão. 
 
Ser ponte sempre foi papel da comunicação interna. 
 
Nestes tempos de trabalho remoto, que, provavelmente, vieram para ficar, ela tem sido fundamental para alinhar, integrar e manter os níveis de produtividade. Mesmo entre as equipes que continuam trabalhando nas empresas, houve uma intensificação da comunicação de protocolos, mudanças, informações sobre cuidados e prevenção. 
 
Mais do que nunca, a comunicação interna se tornou uma força da qual a organização não pode prescindir no seu relacionamento com os colaboradores.
 
 
No pós-pandemia, a empresa deve estar pronta a adotar novos formatos nas relações de trabalho e preparada para uma mudança no patamar da comunicação com seus colaboradores. Tanto com quem seguirá trabalhando em home office quanto com aqueles que permanecerão no ambiente internoserá preciso ter uma comunicação robustaque faça com que a informação flua e chegue a todos. Para isso, canais estruturados, mensagens claras e humanizadas e lideranças capacitadas a se comunicar com suas equipes continuarão a ser essenciais. 
 
As pessoas estão sensibilizadas e inseguras. Elas querem ouvir suas organizações, estar próximas, entender o que se passa. 
 
É hora de tirar do papel (ou do quadro na parede) os valores da organização e empregá-los no relacionamento com seus colaboradores, para que se possa estabelecer uma parceria mais profícua, capaz de fazer com que todos vejam a si mesmos como parte do negócio, detentores do papel de cuidadores da marca, de sua imagem e reputação. 
 
Quem souber aproveitar os recursos da comunicação estará mais capacitado a atrair e reter talentos, melhorar o relacionamento interno e os indicadores em geral! 
 
A Prefácio Comunicação tem uma equipe de especialistas que está pronta a ajudar a sua organização a repensar e atualizar o sistema de comunicação interna, considerando a estratégia empresarial, o contexto, as tecnologias disponíveis e o perfil dos colaboradores.  
 
Vamos falar de comunicação interna?  

 

Celuta Ustch

Diretora Prefácio Comunicação