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Blog

Nosso jeito de construir conhecimento

O jeito Prefácio

Cases finalistas do Troféu Jatobá 2017

12/12/2017

O Prêmio Excelência e Inovação em PR 2017, representado pelo Troféu Jatobá, é um evento anual, de abrangência nacional, destinado ao segmento das agências de comunicação e congêneres do Brasil e da América Latina.

Além de conquistar o primeiro lugar em duas categorias e o prêmio de Agência Butique do Ano, a Prefácio ficou no Top Five em duas categorias.

Campanha Somos AWP : gamefication como estratégia para aproximação e engajamento com público interno

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Com recursos de gamefication, a campanha Somos AWP apresentou à equipe da Allianz Worldwide Partners Brasil o novo nome, marca, portfólio comercial, missão e valores da empresa. Um game digital estrelado por personagens que reforçavam os comportamentos e competências esperados dos colaboradores permeou toda a campanha, que teve ainda peças, quizz, quebra-cabeça, charadas, doações e premiações.

Cronograma

Lançamento da Somos AWP

17/4/17

– Envio de teaser sobre a campanha

18/4/17

– Disparo do formulário do quizz de personalidade  Você é AWP para identificar o perfil do funcionário: Inovador, Eficiente e Cuidadoso

24 e 25/4/17

– Evento com apresentação do novo nome, marca e missão da empresa e do game AWP World.

– Entrega de botton de identificação do perfil de cada funcionário

8/5/17

– Instalação do game no servidor da empresa e de link para o jogo nas estações de trabalho

1ª Fase do AWP World | Apresentação do universo e personagens

8 a 12/5/17

– Período para equipe jogar a fase

2ª Fase do AWP World | Reforço às habilidades do perfil Eficiente

15/5/17

– Distribuição das peças do quebra-cabeças para cada funcionário

15 a 19/5/17

– Período para equipe jogar a fase

3ª Fase do AWP World | Reforço às habilidades do perfil Inovador

24 a 26/5/17

– Realização das rodadas de charadas

22 a 26/5/17

– Período para equipe jogar a fase

4ª Fase do AWP World | Reforço às habilidades do perfil Cuidadoso

29/5 a 2/6/17

– Recolhimento das doações de alimento

29/5 a 9/6/17

– Período para equipe jogar a fase

Encerramento

16/6/17

– Divulgação dos melhores pontuados e retirada do game dos computadores

Público atingido

2.044 colaboradores, sendo 1107 da Unidade Tomé de Souza, 135 da Unidade Municipal, 559 da Unidade Domo e 243 da Unidade Frei Gaspar.

Equipe envolvida

Prefácio

Celuta Utsch – Diretora

Paula Ferreira – Atendimento responsável pela campanha

Luiza Bragança – Roteirista

Mariá Scárdua – Ilustradora e designer

Sofia Utsch – Desenvolvedora

Equipe de TI

Allianz Worldwide Partners Brasil

Karina Bertolla – Supervisora de Comunicação e Responsabilidade Social

Alan Moraes- Analista de Comunicação Interna Sr.

Kelly Fusteros – Analista de Comunicação Externa Sr.

Eloá Vidotti – Analista de Comunicação Interna Pleno

Gênesis Garcia – Estagiário

Diagnóstico de Comunicação Interna : O impacto do modelo de gestão na realidade da comunicação interna

O Laboratório São Marcos vem passando por grandes mudanças: crescimento, reestruturações no modelo de gestão, missão e visão. Em 2017, contratou a Prefácio para fazer um diagnóstico da comunicação interna, visando consolidação da cultura e fortalecimento dos canais de comunicação. Foi criado plano de ação com propostas de melhorias nos processos comunicacionais e em outras áreas como gestão e RH.

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Cronograma

4/1 a 13/1/17

Análise documental do material disponibilizado pelos setores de Marketing e Recursos Humanos

– História, negócio, políticas e cultura; Organograma; Missão e visão; Perfil do público alvo; Pesquisas de clima existentes; Percepção de clima organizacional

– Estrutura do setor de Marketing e Comunicação

– Canais e veículos existentes

9 a 23/1/17

Análise dos veículos de comunicação interna

– Estudo dos projetos editoriais e gráficos de todos os canais, adequação, abrangência, fidelidade aos projetos.

9 a 13/1/17

Entrevista em profundidade com a alta gestão

– Foram ouvidos quatro executivos da alta gestão sobre:

– Avaliação sobre a cultura organizacional

– Percepção da comunicação como apoiadora do negócio

– Expectativa com relação ao diagnóstico e seus desdobramentos

Aqui detectou-se a necessidade de maior aprofundamento na questão da integração entre os setores/unidades.

Entrevista em profundidade com média gestão

– Foram ouvidos 10 gerentes do Back Office, sobre:

– A expectativa com relação à comunicação interna

– A sensibilização para o seu papel na comunicação com os parceiros (func)

– A integração entre os setores

– Visão sobre a contribuição da comunicação no momento atual da empresa

Entrevista em profundidade com coordenadores de unidades, escolhidos de forma aleatória

– Foram ouvidos 5 coordenadores de unidades, sobre:

– Integração com outras unidades e com Back Office

– Repasse das informações importantes para os parceiros

– Principais dificuldades na comunicação das unidades.

O público “Coordenadores” mereceu atenção especial, sendo realizadas entrevistas em profundidade com 5 deles e pesquisa quanti com 100% da amostra.

Entrevista em profundidade com média gestão

– Foram ouvidos 10 gerentes do Back Office, sobre:

– A expectativa com relação à comunicação interna

– A sensibilização para o seu papel na comunicação com os parceiros (func)

– A integração entre os setores

– Visão sobre a contribuição da comunicação no momento atual da empresa

Entrevista em profundidade com coordenadores de unidades, escolhidos de forma aleatória

– Foram ouvidos 5 coordenadores de unidades, sobre:

– Integração com outras unidades e com Back Office

– Repasse das informações importantes para os parceiros

– Principais dificuldades na comunicação das unidades.

O público “Coordenadores” mereceu atenção especial, sendo realizadas entrevistas em profundidade com 5 deles e pesquisa quanti com 100% da amostra.

23 a 27/1/17

Pesquisa quantitativa com coordenadores

– Investigou como avaliam o sistema de comunicação da empresa, expectativas e disposição em colaborar, alinhamento institucional e integração entre as áreas.

Questionários semiestruturados respondidos online por 35 coordenadores. Dirigidos a 100% do quadro

30/1 a 3/2/17

Pesquisa quantitativa com funcionários

– Investigou: Como recebem informações sobre a empresa: história, onde quer chegar, premiações; Acesso aos veículos internos; Interesse pelos assuntos divulgados pela comunicação Integração entre as áreas; Nível de abertura das pessoas; Relacionamento e diálogo com a liderança

Questionário online, enviado a toda a equipe com acesso a e-mail. Foram obtidas apenas 106 respostas. Amostra considerada satisfatória para os fins da pesquisa, que estava mais focada no grupo de gestores.

9 a 13/2/17

Auditoria de local

– Investigou 5 unidades: Locais estratégicos para a realização de ações de comunicação e instalação de canais; espaço em que os veículos e campanhas de comunicação são disponibilizados dentro da unidade.

9 a 10/2/17

Grupos de discussão

– Investigou: Percepção dos colaboradores sobre a empresa (descrição sobre a percepção da imagem); Descrição sobre a cultura São Marcos; Principais motivos de trabalhar na empresa; Principais desafios para trabalhar na empresa; Integração entre os setores; Recebimento de informações importantes por meio da liderança

3 a 20/2/17

Tabulação, análise e redação do relatório conclusivo

23/2

Apresentação à equipe de Comunicação e Marketing

Semana 6/3/17

Consolidação do Plano de Ação

10/3/17

Apresentação do Plano de Ação

17/3/17

Apresentação à alta gestão, entrega do relatório e plano de ação

Público atingido

850 funcionários

Equipe envolvida

Prefácio

Celuta Utsch – Diretora

Danielle Nogueira Esteves – Relações Públicas

Paula Fonseca – Atendimento ao Cliente

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