NOTÍCIAS

O jeito Prefácio
22/03/2018

Prefácio inova com app de gestão hídrica voltado para Comitê de Bacia

Ferramenta está disponível nas plataformas Android e IOS e foi lançada durante o 8º Fórum Mundial da Água

Com o objetivo de sempre buscar soluções inovadoras para seus clientes, a Prefácio Comunicação lançou o aplicativo CEIVAP, a primeira ferramenta do tipo desenvolvida para comitê de bacia hidrográfica. O lançamento aconteceu durante o 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília, entre os dias 18 e 23 de março.

A ferramenta facilita o processo de consulta às principais informações sobre a bacia do Rio Paraíba do Sul e é direcionada a todos os interessados na gestão de recursos hídricos. O usuário terá acesso a dados sobre monitoramento, nível dos reservatórios de água e projetos que estão sendo desenvolvidos ao longo da bacia. Além disso, o aplicativo possui um viés informativo, notificando o usuário sempre que forem publicadas atualizações de seu interesse.

Desenvolvimento da ferramenta

A partir do diagnóstico de comunicação do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, definiu-se a necessidade de se criar um aplicativo para ampliar as possibilidades de contato com os públicos de interesse do CEIVAP.

A Prefácio foi a responsável por dar vida a esse projeto. Inicialmente, realizou uma pesquisa aprofundada sobre os conteúdos que despertariam o interesse do público em utilizar o app e buscou no mercado a parceria com a empresa SALT Ambiental Softwares, especialista em softwares para causas ambientais. A Prefácio desenvolveu o layout, interfaces, conteúdos e montou um grupo de usuários para testar as interações da ferramenta. “A proposta se tornou um desafio por ser uma iniciativa pioneira no setor de gestão de recursos hídricos com foco em comitê de bacia”, ressalta a diretora  Ana Luiza Purri.

 Inteligência em Comunicação

Para Débora Santana, coordenadora de comunicação da Prefácio, a comunicação em recursos hídricos tem se mostrado cada vez mais importante, gerando resultados positivos, principalmente na construção e reforço da boa imagem e reputação dos gestores. No CEIVAP, a comunicação está sendo construída por meio da integração de diversos canais direcionados estrategicamente para os públicos de interesse ligados ao comitê.

Nossa coordenadora complementa, dizendo que o maior desafio deste projeto foi pensar quais eram as reais necessidades dos públicos, além de como gerar a integração da ferramenta aos canais já existentes. Durante o planejamento, foram priorizados critérios para melhor usabilidade, como interface dinâmica e baixo consumo de dados.  A atualização constante de notícias, comunicados e eventos acontece por meio de integração direta ao banco de dados do site CEIVAP. O usuário escolhe, por meio de assinatura de feed, quais informações são prioritárias e, dessa forma, recebe apenas o conteúdo que realmente deseja acompanhar.

Olha só a equipe de especialistas que contribuiu para que nosso primeiro aplicativo fosse desenvolvido:

Equipe Prefácio Comunicação

  • Ana Luiza Purri (Diretora de Comunicação);
  • Débora Santana (Coordenadora de Comunicação);
  • Juliane Medeiros (Publicitária e criativa);
  • Umberto Nunes (Mídias digitais);
  • Raíssa Galdino (Atendimento);
  • Bruno Fernandes (Web Designer).

Equipe SALT

  • Thiago Marques Coelho, MSc.(Coordenador Técnico)
  • Danilo Rodrigues Vieira (Designer e Programador)
  • Daniel Giancolli Ruffato, MSc. (Assistente Técnico)
  • Vitor Massaki Izumi, MSc. (Controle de Qualidade)

Se estamos orgulhosos? Claro que sim! Afinal, o que nos move é a busca contínua por uma comunicação estratégica, integrada e eficiente, que de fato gere resultados. “A Prefácio prioriza o relacionamento próximo e de parceria, fundamental para que seja possível atuar de forma alinhada à cultura e às especificidades de cada segmento e cliente. E somente a partir desta cumplicidade é possível desenvolver soluções que de fato conectem pessoas”, finaliza Ana Luiza.

Lançamento do aplicativo

O lançamento da ferramenta aconteceu durante o 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília, evento mais relevante do ano para a área de recursos hídricos. Entre os dias 18 e 23 de março, com o slogan “Compartilhando água”, o Fórum reuniu empresas, imprensa, poder público, comitês de bacias e especialistas para discutir diversos assuntos relacionados a recursos hídricos, criando o melhor cenário possível para lançamento e difusão da nova ferramenta entre os públicos de interesse da área.

blog_

Em breve publicaremos a cobertura realizada pelas nossas jornalistas que acompanharam os nossos clientes no evento: Ceivap, CBH-Doce e IBIO.

Quer conhecer o aplicativo Ceivap? Acesse as lojas App Store ou Google Play.