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O jeito Prefácio
11/01/2017

Produção de conteúdo de relevância: como e por que fazer bem feito

Por Maíra Bueno

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A produção de conteúdo estratégico contribui para encorpar e unir todas as ações de comunicação de uma empresa. De pouco adianta um plano de comunicação completo, com gestão de redes sociais, investimento em design, imagens e uma produção gráfica primorosa sem um planejamento de produção de conteúdo.

Conheça seu cliente

Mais do que conhecer a organização da qual se fala, é necessário entendê-la. Tomar como seus os valores, missão e visão da empresa é um ponto de partida para alinhar o discurso e saber como se posicionar em relação ao conteúdo a ser produzido.

Invista em pesquisas

Em tempos de internet, não se tem desculpas para não conhecer bem o seu cliente. Invista seu tempo em pesquisas sobre ele e sobre assuntos correlatos. Você não precisa ser um especialista na área de atuação do cliente, é claro, mas precisa manter o mesmo nível de diálogo com ele. Familiarize-se, por exemplo, com termos e jargões.

Não hesite em pedir ajuda

O seu cliente atua em um campo muito técnico e suas dúvidas não foram sanadas por pesquisas? Invista mais em apuração, e jamais arrisque produzir um conteúdo irrelevante ou mesmo errado. Tome a dianteira e peça ajuda. É interesse do cliente que o conteúdo produzido seja adequado e sólido.

Fique ligado

Envolva-se com o cliente. Deixe que os temas de relevância para ele sejam relevantes para você também. Atualize-se sobre os temas, conheça as polêmicas e fique por dentro das novidades. É um setor muito específico? Assine feeds, newsletters, acompanhe outras empresas do setor nas redes sociais.

Preze pelo bom uso da língua portuguesa

Nada mina tanto a credibilidade de um conteúdo quanto ele estar mal apresentado, e isso começa com o uso correto da gramática. Invista em editores e revisores.

Adeque sua linguagem ao meio

Escreva corretamente, mas saiba que é importante adequar-se. Na Assessoria de Imprensa, por exemplo, um release é diferente de uma nota, que é diferente de uma sugestão de pauta. Já um texto de revista difere de um texto para blog, que por sua vez difere de um post em rede social, de um e-mail marketing e assim em diante. Conhecer cada formato e escrever especificamente para ele é fundamental para ser relevante.

A produção de conteúdo na Prefácio Comunicação

A agência conta com um time de especialistas em produção de conteúdo, dentre jornalistas, editores e revisores. Nós, da Prefácio, prezamos por realizar trabalhos moldados à identidade de cada cliente. Todo conteúdo produzido é original e tem como objetivo apresentar as ações das empresas com fidelidade e coerência. Tudo isso, é claro, com rigor técnico e com a adequação necessária a cada meio. Produzimos peças institucionais para público interno e externo: tudo isso para a manutenção da boa imagem de sua empresa.

Sua empresa tem algo a dizer ao público? Conheça nossos serviços e entre em contato conosco!