SALA DE IMPRENSA

CBHs Rio Doce
27/07/2016

CBH-Santa Maria apresentará resultados do ACC

No Encontro serão apresentados os resultados do acordo firmado.

 

Recentemente, com a difícil situação de escassez de água, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria do Doce (CBH-Santa Maria) coordenou a elaboração do Acordo de Cooperação Comunitária (ACC) na região de Santa Teresa, São Roque do Canaã e Colatina. Quem depende do Rio 5 de Novembro, por exemplo, teve o horário de abastecimento urbano ajustado com os horários em que os agricultores utilizam a água do manancial para irrigação, isso foi uma das condições acordadas.

Na próxima quarta-feira, dia 13, o CBH-Santa Maria realizará um encontro em Patrimônio de Santo Antônio, distrito de Santa Teresa, para apresentar os primeiros resultados das medições de níveis realizadas após a assinatura do acordo e discutir os efeitos do ACC na microbacia. A intenção é que o instrumento seja implementado de forma regionalizada.

Os Termos de Cooperação são criados a fim de que sejam adotadas medidas emergenciais de controle do uso das águas visando à manutenção prioritária do abastecimento humano e animal, bem como os demais usos agrícolas e industriais de acordo com as cláusulas e condições acordadas.