SALA DE IMPRENSA

Instituto Bio Atlântica
23/06/2016

Ibio é eleito titular no CBH FRABS na Bahia

Em Reunião Plenária Eleitoral do CBH Frades, Buranhém e Santo Antônio (CBH Frabs), o IBIO (Instituto Bioatlântica) foi eleito como membro titular do CBH. A plenária aconteceu em Eunápolis (BA), em junho, e também elegeu como titular o MDPS (Movimento de Defesa por um Planeta Sustentável). Os suplentes eleitos são o Cepedes (Centro de Pesquisa em Direito e Segurança) e o Grupo Ambiental Natureza Bela. A plenária teve por objetivo consolidar a renovação do CBH Frabs com as instituições anteriormente habilitadas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). As instituições foram eleitas por representantes de organizações dos segmentos poder público, sociedade civil e usuários, reunidos em separado.

A renovação dos membros dos Comitês é um momento estratégico para reafirmar a gestão participativa das águas na Bahia, pois garante assento dos representantes da Sociedade Civil, Usuários e Poder Público nos Comitês mediante processo eleitoral. Uma vez nos Comitês, esses representantes assumem a responsabilidade da gestão das águas na Bacia Hidrográfica onde moram, juntamente com o Estado.

O processo de renovação, além de reoxigenar o Comitê com uma nova composição de colegiado e Diretoria, amplia a participação dos segmentos do Poder Público Municipal, Sociedade Civil e Usuários, para garantir o uso racional da água no Estado da Bahia. A próxima Plenária, que terá em pauta a posse dos novos membros do CBH Frabs, ocorre no final de julho deste ano.