SALA DE IMPRENSA

1º Ofício de Registro de Imóveis
22/07/2016

Memória das famílias preservada

O Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) passa a contar com um reforço na área da genealogia, com o ingresso do jovem pesquisador Stanley Savoretti de Souza, que tomou posse da cadeira nº 4, tendo como patrono Nelson Coelho de Senna, jurista, catedrático, idealizador e um dos fundadores da instituição. O genealogista assumiu como associado efetivo e recebeu a Medalha João Pinheiro no sábado, dia 13 de fevereiro, em solenidade na sede do Instituto.  “É uma honra ser indicado para fazer parte desse seleto grupo de pensadores e estudiosos da nossa História e de outras ciências correlatas. Representa um reconhecimento à minha dedicação e paixão pela Genealogia”, declarou o jovem pesquisador.

Bacharel em Direito, Savoretti atua como oficial substituto do 1º de Registro de Imóveis de Belo Horizonte (RIBH), desde 2008, área em que acumula uma experiência de mais de 20 anos. Paralelamente, se dedicou à ciência da Genealogia. O gosto pela pesquisa e preservação da memória das famíliasbrasileiras gerou reconhecimento e o desenvolvimento de importantes estudos genealógicos e históricos de cidades mineiras. Savoretti também é sócio do Colégio Brasileiro de Genealogia e da Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia (ASBRAP) e criador do blog Páginas do Futuro.É, ainda, autor do livro Langendörfer: Os Carreteiros de São Gabriel, que resgata a origem, história e trajetória de uma tradicional família rio-grandense, que começou com o patriarca alemão Johann Langendorfer.

“As atividades do Cartório e do Instituto, de certa forma, se aproximam e se complementam. No primeiro momento, temos a responsabilidade de garantir a propriedade e, com o tempo, de preservar a memória desses registros, que ganham valor histórico. A ampla experiência do Stanley Savoretti nas áreas registral e genealógica vai agregar muito ao trabalho do Instituto”, pontuou o oficial do 1º RIBH, Fernando Pereira Nascimento.

Na opinião do presidente do IHGMG, WalterColombarolli, para o Instituto, que abrange várias ciências correlatas, como História, Geografia, Arqueologia, Antropologia, Mineralogia, Medalhística, Heráldica, entre outras, a entrada de Savoretti vem somar um conhecimento ainda escasso. “Temos poucos genealogistas aqui. Portanto ele vem reforçar essa área de pesquisa, multiplicando seu conhecimento por meio de nossas palestras e publicações, como nossa revista que, em agosto, chega a 41ª edição e que reúne trabalhos de todos os nossos associados”, enfatiza.