NOTÍCIAS

Viajando com a prefácio
27/09/2015

Conexão BH-Aracaju

A  jornalista baiana Bárbara Kruschewsky , sobrinha da nossa diretora Ana Luiza, passou a semana aqui, estagiando concosco, e deixou algumas dicas sobre a cidade em que mora atualmente, Aracaju. Confira no texto abaixo:

Aos 18 anos fui morar em Aracaju para cursar jornalismo na Universidade Federal de Sergipe. Sou natural de Ilhéus-BA e sabia que seria um desafio lidar com os 649 km que me afastavam da minha família e amigos. O lado bom: Aracaju é uma cidade maravilhosa de se viver e me acolheu de braços abertos.

viagem-Bárbara3

Em 2008, lancei-me em uma vida totalmente diferente do que eu estava acostumada: morando sozinha, sem conhecer ninguém e no novo mundo da universidade. No final de 2012, peguei o tão esperado diploma e decidi continuar naquela cidade que me adotou e me presenteou com um amor e com amigos queridos que hoje são a minha nova família.

viagem-Bárbara4

A vida calma de uma capital com clima de interior atrai bastante gente, principalmente depois de a cidade ter sido declarada pelo Ministério da Saúde, em 2008, como a capital brasileira que oferece aos moradores a melhor qualidade de vida do país. Se por um lado a cidade é calma, em termos de estrutura não deixa nada a desejar. Aracaju tem uma orla maravilhosa, na beira da praia, onde os moradores e turistas podem usufruir de quadras de esporte, pista de skate, lagos, parque infantil, um Oceanário com diversas espécies de animais marinhos e a famosa Passarela do Caranguejo, onde podem se deliciar com o corredor gastronômico mais movimentado da cidade.

viagem-Bárbara2

Em prol da mobilidade urbana, Aracaju possui mais de 60km de ciclovias ao longo da cidade. Os ciclistas e a natureza agradecem, né? E os bicicletários também podem ser facilmente encontrados em vários pontos da cidade.  Para quem quer conhecer um pouco mais sobre a cultura local, não deixe de visitar o Museu da Gente Sergipana, reconhecido como um dos 10 melhores museus do Brasil. Ele é totalmente tecnológico, com um espaço multimídia de última geração que encanta os visitantes.

Sou amante de praia e surfista nas horas vagas, então esse é o meu destino de quase todos os finais de semana. Costumamos brincar de que em Aracaju é verão o ano inteiro, então são raras as vezes em que a chuva atrapalha a programação. Outra opção de lazer é o Parque da Sementeira: são 396 mil metros quadrados de área verde com pistas para caminhada, quadra poliesportiva, quiosques, lago e parque infantil. É um dos lugares mais agradáveis da cidade, onde frequento para passear com meu cachorro e praticar atividade física.

viagem-Bárbara5

Ah, e pra quem quer provar das comidas típicas, o mercado central é o destino. Lá você encontra frutas da região, tapioca e seus derivados, queijo coalho, doces artesanais, castanha de caju e o melhor amendoim cozido que já provei na vida, que foi reconhecido como patrimônio imaterial do Estado junto com o pé de moleque e o beiju de tapioca.