NOTÍCIAS

Vinil
15/07/2016

George Harrison

Enquanto lê o post abaixo, curta alguns sucessos George Harrison de clicando aqui.

George Harrison foi um músico e guitarrista nascido em Liverpool, Inglaterra, em 25 de fevereiro de 1943.

Estudou na mesma escola que Paul McCartney, que foi convidado para entrar na banda The Quarry men – lidera da por John Lennon –, tempos depois ele levou George que tinha apenas 14 anos. A partir de 1958 o grupo trocaria de nome várias vezes até se definirem como The Beatles.

Tocavam no Cavern Club e começaram a atrair fãs do rock n’ roll; em 1961 passaram uma longa temporada em Hamburgo (Alemanha) de onde voltaram mais afiados e preparados para saltos maiores. Um dia Brian Epstein (proprietário de loja de discos) apareceu no Cavern e se encantou com eles e propôs gerenciá-los; peregrinou por gravadoras em Londres até conseguir um contrato com o homem que moldaria o som dos meninos, George Martin da EMI.

Prefácio

Da estréia nos discos ao estrelato foi um pulo, o primeiro single (Love me Do) teve boa aceitação e lançaram o LPPlease Please Me (em 1963) que estourou nacionalmente e, mais tarde, veio à conquista da América e do mundo.

George conheceu a modelo Pattie Boyd durante as filmagens de A Hard Day’s Night, em 1964, e se casariam dois anos depois. O casal começou a se interessar pelo hinduísmo e, em 1966, partiram para a Índia, onde George conheceu alguns gurus e estudou sitar com o músico Ravi Shankar – isso foi responsável, entre outras coisas, pela mudança sonora da banda. Estimulados, os outros beatles foram à Índia para aprenderem meditação, e o resultado foi que o mundo foi invadido pela cultura oriental.

No álbum Revolver, de 1966, George começou a compor cada vez mais e com mais qualidade. Em 1968, uma música sua atingiria grande sucesso, While My Guitar Gently Weeps, que teve o solo de guitarra executado por Eric Clapton. Depois ele compôs Something, que foi sua canção de maior sucesso com os Beatles, sendo regravado por Ray Charles, Ella Fitzgerald, Elvis Presley, Frank Sinatra e James Brown.

As discussões entre os membros dos Beatles tornaram-se frequentes após a morte do empresário Brian Epstein, que era fundamental na carreira do grupo. George tentou abandonar a banda, principalmente por atritos com Paul McCartney e a falta de espaço para suas músicas nos álbuns.

Prefácio

Na gravação do filme e disco LetItBe(em 1968) eles acabaram filmando o processo de dissolução de uma banda. Com algumas brigas, muitas rixas e Yoko Ono fazendo o papel de bomba H de John Lennon, já que ele queria o fim do grupo também. Depois do lançamento de AbbeyRoad, Paul foi à imprensa dizer que estava deixando o grupo, mas foi o que mais sofreu, pois não imaginava sua vida sem os parceiros.

Antes do fim dos Beatles, George lançou dois álbuns solo: Wonderwall Music, de 1968, e Electronic Sound, de 1969. Após a separação, em 1970, depois de ter vivido à sombra de John e Paul, George Harrison lançou o material que havia acumulado em seu All Things Must Pass, que é considerado pela maioria o melhor disco de um ex-beatle. Foi o primeiro álbum triplo da história do rock e atingiu o primeiro posto das paradas de sucesso britânico e norte-americano, alcançando platina sêxtupla – incluía sucessos como My Sweet Lord e Isn’t It a Pity.

Em 1971, George foi o primeiro roqueiro a organizar um show beneficente (Concert for Bangladesh), que contou com a participação de artistas como Eric Clapton, Ravi Shankar, Bob Dylan, Billy Preston, Ringo Starr e vários amigos.

Seu próximo álbum se chamou Living in a Material World (1973), rico em arranjos e inspiração em Krishna, fez sucesso com a canção Give me Love. Nesse mesmo ano seu relacionamento com Pattie acabou, e ela se casou com Eric Clapton (o músico nutria uma paixão por ela já há alguns anos, para quem compôs a música Layla). Apesar da situação, George e Eric continuaram grandes amigos.

Em 1975 e 1976, lançou os álbuns: Extra Texture e 33 1/3. Em 1979 criou a produtora Handmade Films, que produziu os filmes A Vida de Brian (do grupo Monty Python) e Shangai Surprise (com Madonna).

Em 1987, lançou o álbum Cloud 9, que foi um retorno com reconhecimento de público e de crítica.Formou o grupo Traveling Wilburysaolado de Jeff Lynne, Bob Dylan, Roy Orbison e Tom Petty, e em 1991, iniciou uma turnê pelo Japão com Eric Clapton, que virou o álbum Live in Japan.

Entre 1994 e 1996, empreendeu junto a Paul McCartney e Ringo Starr o projeto The Beatles Anthology, que consiste em um documentário com um pouco mais de 10 horas sobre a banda. Também gravaram Free as A Bird eReal Love, que eram tapes caseiros fornecidos por Yoko, onde John Lennon tocava piano e cantava.

Prefácio

George começou sua batalha contra um câncer de pulmão, depois, da garganta em 2001, então decidiu passar seus últimos dias sem família, trabalhando em projetos que seriam levados à frente por sua esposa Olivia e seu filho Dhani. Em 30 de novembro, o mundo soube de sua morte, seu corpo foi cremado e as cinzas lançadas num rio sagrado da Índia.

Um ano após sua morte, Olivia Harrison e Eric Clapton organizaram o Concert for George, no Royal Albert Hall, em Londres e contou com a presença de grandes amigos que o acompanharam durante sua carreira. Em 2011, foi lançado George Harrison: Living in the Material World, documentário sobre sua vida, dirigido por Martin Scorsese.

Ele foi o primeiro Beatle a visitar o Brasil, em 1979, veio a convite de Emerson Fittipaldi, de quem se tornou amigo em suas incursões pelo mundo da Fórmula1.