Rua Dr. Sette Câmara, 75 - Luxemburgo
Belo Horizonte - MG . 30380-360
Tel: 31 3292.8660 . 31 99372.0216
(31) 99231-4306
E-mail: prefacio@prefacio.com.br

 
 

Blog

Nosso jeito de construir conhecimento

Viajando com a Prefácio

Terceiro setor inspira ações de liderança e fomenta desenvolvimento territorial

02/09/2019

Ações de lidrança que inspiração no terceiro setor

O terceiro setor teve início no Brasil durante o século XVI, com a fundação da Santa Casa de Misericórdia de Santos, em 1543, que ainda hoje presta apoio assistencial e hospitalar, além de ser a primeira referência histórica de entidade da área no País.

Além do mais, as organizações que formam o terceiro setor, sejam elas conhecidas ou anônimas, consolida-se a cada dia mais como essencial para a promoção de campanhas e ações que contribuem com comunidades em situação de vulnerabilidade. 

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o Terceiro Setor brasileiro emprega 2,9 milhões de pessoas, em cerca de 820.400 organizações da Sociedade Civil no Brasil, mas, desse total, 83% das instituições não têm sequer um funcionário.

Confira a seguir algumas ações de liderança que impulsionaram o desenvolvimento territorial.

Projetos sociais

Projeto “Amigas, Vamos Combinar?”

O projeto “Amigas, Vamos Combinar?”, idealizado pela Marcelina Lúcia da Silva Liberato, foi criado para trabalhar o resgate da autonomia e da autoestima de pessoas do gênero feminino em seus mais diversos formatos de relacionamento. “A gente cria debates sobre cidadania, relacionamento homem e mulher, mães e filhos, filhas e mães etc. Aqui, a gente fala sobre sexo, sexualidade, estética, beleza e, acima de tudo, sobre amar a si mesma para amar ao outro”.

Projeto Borboletas

Marcelina, que mora em Divinópolis, também participa do “Projeto Borboletas”, criado pela líder comunitária Ana Paula Freitas, que visa dar apoio a mulheres em situação de risco, que sofrem violência doméstica e que têm problemas com álcool ou drogas na família. 

Projeto “Chá das Pretas”

A jornalista ainda integra o “Chá das Pretas”, idealizado pela jornalista e cantora Yêda La Brunie, que trabalha o empoderamento da mulher negra, por meio de encontros e bate-papo acerca de diversos temas, como: a solidão da mulher negra, o mercado de trabalho, a estética etc.

Outros projetos

De acordo com a jornalista, Divinópolis é uma cidade onde o terceiro setor é muito forte, mas, ainda pouco reconhecido. Entre os inúmeros projetos, como “O Varal da Gentileza”, “Os Doutores Palhaços”, a “Associação de Combate ao Câncer”, o “SOS UPA”, e outros tantos que distribuem agasalhos, sorrisos, remédios, assistência social, alimentos e palavras de acolhida, é desenvolvido pelo Sebrae Minas o Programa Líder de Desenvolvimento Territorial.

Segundo Luiz Antônio Rolim de Moura, gerente da unidade de Ambiente e Negócios Empresariais do Sebrae no Paraná, as ações realizadas por diversas frentes do terceiro setor são inspirações e prova viva de que a comunidade já tem a matéria prima, para fazer as coisas acontecerem a partir de lideranças. Além disso, ele também defende que os resultados de muitos trabalhos realizados pelo terceiro setor são exemplos para que todos vejam que é possível e que vale a pena investir e acreditar nas pessoas. 

A visita ao Paraná

Parte do grupo do Programa Líder do Sebrae Minas, do qual Marcelina Liberato também faz parte, visitou o Paraná, com o objetivo de conhecer práticas sustentáveis de desenvolvimento da região.

No primeiro dia, o grupo visitou o Sebrae local para conhecer os projetos e atividades que estão sendo realizados por lá.

No segundo dia, foi feita uma visita técnica ao Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), onde funciona um grande laboratório real para levar inovações aos municípios. Além da visita ao PTI, o grupo também participou do IV Encontro de Políticas Públicas do Oeste e Cantuquiriguaçu, e da Tríplice Fronteiras.

No terceiro dia, o prefeito de Barracão (PR), Marco Aurélio Zandona, apresentou as etapas do desenvolvimento de estratégias que estão implantando no município, há cerca de 10 anos, como o Consórcio Intermunicipal da Fronteira. Foi uma informação importante para refletir sobre o poder público, universidades e empresas. O prefeito Marco Aurélio Zandona, também esclareceu que, os moradores da cidade deixaram de ser simples espectadores e passaram a ser integrantes das decisões e até dos trabalhos gerados pelo setor público.

Representantes do Sebrae também mostraram os projetos desenvolvidos, como a Fronteira Cooperativa e o Sistema Regional de Inovação. Os projetos tem como objetivos unir os municípios e o foco das pessoas para melhorar o desenvolvimento das cidades.

Por fim, ao voltarem para Foz do Iguaçu, o grupo se reuniu para avaliar as visitas, percepções e ideias a serem desenvolvidas no plano de trabalho para o território do Centro-Oeste de Minas.

Programa Líder

O Programa Líder de Desenvolvimento Territorial tem o intuito de mobilizar e apoiar as lideranças para a efetivação e otimização dos recursos locais, com foco nos pequenos negócios. Além disso, o programa também visa promover a integração, a organização política e a qualificação das lideranças para a formulação, implantação e gestão, de forma empreendedora e participativa, das políticas de interesse público e regional.

assessoria de imprensa

Vamos manter contato?

A gente quer sempre conversar com você. Por onde podemos contar nossas novidades?



    Este site é protegido pelo reCAPTCHA Enterprise e aplicam-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google.