Por: Lorena Ramos
Falar de segurança é sempre um grande desafio. O estímulo à conscientização, ao diálogo e à prática de atividades seguras é algo que precisa estar incorporado ao dia a dia das empresas e essa tarefa é desafiadora tanto para a organização quanto para a comunicação!
A Prefácio acaba de contabilizar mais um case com foco em segurança. Assumimos o desafio de criar uma campanha para incentivar a prevenção em situações de alto risco e proporcionar aos colaboradores o devido reconhecimento por períodos sem acidentes em um cliente de longa data, a ESAB.
Nossa proposta criativa
Desenvolvemos uma campanha atrativa, com um tom leve, mas com o cuidado de não ser descontraída, pois segurança é um tema que deve ser levado a sério.
Por ser uma campanha global da empresa, que parte de um modelo já adotado na América do Norte e tem o mote “Verão Seguro”, buscamos adaptar o conceito para a realidade da América do Sul. Assim, criamos uma identidade que remete à ideia principal de que em qualquer tempo ou estação do ano é preciso agir com segurança. O nome escolhido – Tempo de Segurança – alude à necessidade de se estabelecer pausas para falar do assunto, o que faz muito sentido para o desmembramento de ações internas que têm o objetivo de reforçar diariamente a importância do comportamento seguro.
Trabalhamos a partir do slogan Acidente não tem previsão, mas tem prevenção. Atitude segura sempre: em qualquer época e em todo momento.
Mais que um simples slogan, a proposta é alinhar o conceito da campanha ao método de segurança aplicado na empresa, que, dentre outras ações e ferramentas específicas, busca o engajamento interno ao estimular o colaborador a assumir a responsabilidade pela própria segurança e a dos colegas.
Foram muitas peças produzidas, com versões em português e espanhol, para que a área de segurança da empresa pudesse sustentar a campanha pelo período de tempo necessário e criar seus próprios conteúdos. Há três meses, a empresa divulga diariamente informações específicas sobre o assunto, por meio de canais já consolidados e via comunicação face a face. Além disso, os colaboradores têm a oportunidade de participar ativamente com sugestões e feedbacks no quadro de gestão que foi criado.
Uma campanha pensada para apoiar a área de segurança na condução de uma comunicação dinâmica sobre um tema que não pode se esgotar.
Converter posturas reativas em proativas não é uma tarefa fácil, mas é plenamente possível desde que a responsabilidade pela segurança seja incorporada por todos.
Essa tem sido uma diretriz adotada pela Prefácio, seja qual for o tamanho da campanha. Para nós, não há tempo ruim.