Rua Dr. Sette Câmara, 75 - Luxemburgo
Belo Horizonte - MG . 30380-360
31 3292.8660 . (31) 99231-4306 . prefacio@prefacio.com.br

 
 

Blog

Nosso jeito de construir conhecimento

O jeito Prefácio

Campanha de Segurança

27/09/2018

Por: Lorena Ramos

Falar de segurança é sempre um grande desafio. O estímulo à conscientização, ao diálogo e à prática de atividades seguras é algo que precisa estar incorporado ao dia a dia das empresas e essa tarefa é desafiadora tanto para a organização quanto para a comunicação!

A Prefácio acaba de contabilizar mais um case com foco em segurança. Assumimos o desafio de criar uma campanha para incentivar a prevenção em situações de alto risco e proporcionar aos colaboradores o devido reconhecimento por períodos sem acidentes em um cliente de longa data, a ESAB.

Nossa proposta criativa

Desenvolvemos uma campanha atrativa, com um tom leve, mas com o cuidado de não ser descontraída, pois segurança é um tema que deve ser levado a sério.

Por ser uma campanha global da empresa, que parte de um modelo já adotado na América do Norte e tem o mote “Verão Seguro”, buscamos adaptar o conceito para a realidade da América do Sul. Assim, criamos uma identidade que remete à ideia principal de que em qualquer tempo ou estação do ano é preciso agir com segurança. O nome escolhido – Tempo de Segurança – alude à necessidade de se estabelecer pausas para falar do assunto, o que faz muito sentido para o desmembramento de ações internas que têm o objetivo de reforçar diariamente a importância do comportamento seguro.

Trabalhamos a partir do slogan Acidente não tem previsão, mas tem prevenção. Atitude segura sempre: em qualquer época e em todo momento.

Mais que um simples slogan, a proposta é alinhar o conceito da campanha ao método de segurança aplicado na empresa, que, dentre outras ações e ferramentas específicas, busca o engajamento interno ao estimular o colaborador a assumir a responsabilidade pela própria segurança e a dos colegas.

Foram muitas peças produzidas, com versões em português e espanhol, para que a área de segurança da empresa pudesse sustentar a campanha pelo período de tempo necessário e criar seus próprios conteúdos. Há três meses, a empresa divulga diariamente informações específicas sobre o assunto, por meio de canais já consolidados e via comunicação face a face. Além disso, os colaboradores têm a oportunidade de participar ativamente com sugestões e feedbacks no quadro de gestão que foi criado.

Uma campanha pensada para apoiar a área de segurança na condução de uma comunicação dinâmica sobre um tema que não pode se esgotar.

Converter posturas reativas em proativas não é uma tarefa fácil, mas é plenamente possível desde que a responsabilidade pela segurança seja incorporada por todos.

Essa tem sido uma diretriz adotada pela Prefácio, seja qual for o tamanho da campanha. Para nós, não há tempo ruim.

Agência de comunicação comunicação comunicação corporativa comunicação institucional comunicação interna Comunicação organizacional esab ESAB América do Sul estratégia de comunicação estratégias de comunicação Prefácio Comunicação Segurança do trabalho Segurança no Trabalho

Vamos manter contato?

A gente quer sempre conversar com você. Por onde podemos contar nossas novidades?