O Prêmio Excelência e Inovação em PR 2017, representado pelo Troféu Jatobá, é um evento anual, de abrangência nacional, destinado ao segmento das agências de comunicação e congêneres do Brasil e da América Latina.
Além de conquistar o primeiro lugar em duas categorias e o prêmio de Agência Butique do Ano, a Prefácio ficou no Top Five em duas categorias.
Campanha Somos AWP : gamefication como estratégia para aproximação e engajamento com público interno
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Com recursos de gamefication, a campanha Somos AWP apresentou à equipe da Allianz Worldwide Partners Brasil o novo nome, marca, portfólio comercial, missão e valores da empresa. Um game digital estrelado por personagens que reforçavam os comportamentos e competências esperados dos colaboradores permeou toda a campanha, que teve ainda peças, quizz, quebra-cabeça, charadas, doações e premiações.
Cronograma
Lançamento da Somos AWP
17/4/17
– Envio de teaser sobre a campanha
18/4/17
– Disparo do formulário do quizz de personalidade Você é AWP para identificar o perfil do funcionário: Inovador, Eficiente e Cuidadoso
24 e 25/4/17
– Evento com apresentação do novo nome, marca e missão da empresa e do game AWP World.
– Entrega de botton de identificação do perfil de cada funcionário
8/5/17
– Instalação do game no servidor da empresa e de link para o jogo nas estações de trabalho
1ª Fase do AWP World | Apresentação do universo e personagens
8 a 12/5/17
– Período para equipe jogar a fase
2ª Fase do AWP World | Reforço às habilidades do perfil Eficiente
15/5/17
– Distribuição das peças do quebra-cabeças para cada funcionário
15 a 19/5/17
– Período para equipe jogar a fase
3ª Fase do AWP World | Reforço às habilidades do perfil Inovador
24 a 26/5/17
– Realização das rodadas de charadas
22 a 26/5/17
– Período para equipe jogar a fase
4ª Fase do AWP World | Reforço às habilidades do perfil Cuidadoso
29/5 a 2/6/17
– Recolhimento das doações de alimento
29/5 a 9/6/17
– Período para equipe jogar a fase
Encerramento
16/6/17
– Divulgação dos melhores pontuados e retirada do game dos computadores
Público atingido
2.044 colaboradores, sendo 1107 da Unidade Tomé de Souza, 135 da Unidade Municipal, 559 da Unidade Domo e 243 da Unidade Frei Gaspar.
Equipe envolvida
Prefácio
Celuta Utsch – Diretora
Paula Ferreira – Atendimento responsável pela campanha
Luiza Bragança – Roteirista
Mariá Scárdua – Ilustradora e designer
Sofia Utsch – Desenvolvedora
Equipe de TI
Allianz Worldwide Partners Brasil
Karina Bertolla – Supervisora de Comunicação e Responsabilidade Social
Alan Moraes- Analista de Comunicação Interna Sr.
Kelly Fusteros – Analista de Comunicação Externa Sr.
Eloá Vidotti – Analista de Comunicação Interna Pleno
Gênesis Garcia – Estagiário
Diagnóstico de Comunicação Interna : O impacto do modelo de gestão na realidade da comunicação interna
O Laboratório São Marcos vem passando por grandes mudanças: crescimento, reestruturações no modelo de gestão, missão e visão. Em 2017, contratou a Prefácio para fazer um diagnóstico da comunicação interna, visando consolidação da cultura e fortalecimento dos canais de comunicação. Foi criado plano de ação com propostas de melhorias nos processos comunicacionais e em outras áreas como gestão e RH.
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Cronograma
4/1 a 13/1/17
Análise documental do material disponibilizado pelos setores de Marketing e Recursos Humanos
– História, negócio, políticas e cultura; Organograma; Missão e visão; Perfil do público alvo; Pesquisas de clima existentes; Percepção de clima organizacional
– Estrutura do setor de Marketing e Comunicação
– Canais e veículos existentes
9 a 23/1/17
Análise dos veículos de comunicação interna
– Estudo dos projetos editoriais e gráficos de todos os canais, adequação, abrangência, fidelidade aos projetos.
9 a 13/1/17
Entrevista em profundidade com a alta gestão
– Foram ouvidos quatro executivos da alta gestão sobre:
– Avaliação sobre a cultura organizacional
– Percepção da comunicação como apoiadora do negócio
– Expectativa com relação ao diagnóstico e seus desdobramentos
Aqui detectou-se a necessidade de maior aprofundamento na questão da integração entre os setores/unidades.
Entrevista em profundidade com média gestão
– Foram ouvidos 10 gerentes do Back Office, sobre:
– A expectativa com relação à comunicação interna
– A sensibilização para o seu papel na comunicação com os parceiros (func)
– A integração entre os setores
– Visão sobre a contribuição da comunicação no momento atual da empresa
Entrevista em profundidade com coordenadores de unidades, escolhidos de forma aleatória
– Foram ouvidos 5 coordenadores de unidades, sobre:
– Integração com outras unidades e com Back Office
– Repasse das informações importantes para os parceiros
– Principais dificuldades na comunicação das unidades.
O público “Coordenadores” mereceu atenção especial, sendo realizadas entrevistas em profundidade com 5 deles e pesquisa quanti com 100% da amostra.
Entrevista em profundidade com média gestão
– Foram ouvidos 10 gerentes do Back Office, sobre:
– A expectativa com relação à comunicação interna
– A sensibilização para o seu papel na comunicação com os parceiros (func)
– A integração entre os setores
– Visão sobre a contribuição da comunicação no momento atual da empresa
Entrevista em profundidade com coordenadores de unidades, escolhidos de forma aleatória
– Foram ouvidos 5 coordenadores de unidades, sobre:
– Integração com outras unidades e com Back Office
– Repasse das informações importantes para os parceiros
– Principais dificuldades na comunicação das unidades.
O público “Coordenadores” mereceu atenção especial, sendo realizadas entrevistas em profundidade com 5 deles e pesquisa quanti com 100% da amostra.
23 a 27/1/17
Pesquisa quantitativa com coordenadores
– Investigou como avaliam o sistema de comunicação da empresa, expectativas e disposição em colaborar, alinhamento institucional e integração entre as áreas.
Questionários semiestruturados respondidos online por 35 coordenadores. Dirigidos a 100% do quadro
30/1 a 3/2/17
Pesquisa quantitativa com funcionários
– Investigou: Como recebem informações sobre a empresa: história, onde quer chegar, premiações; Acesso aos veículos internos; Interesse pelos assuntos divulgados pela comunicação Integração entre as áreas; Nível de abertura das pessoas; Relacionamento e diálogo com a liderança
Questionário online, enviado a toda a equipe com acesso a e-mail. Foram obtidas apenas 106 respostas. Amostra considerada satisfatória para os fins da pesquisa, que estava mais focada no grupo de gestores.
9 a 13/2/17
Auditoria de local
– Investigou 5 unidades: Locais estratégicos para a realização de ações de comunicação e instalação de canais; espaço em que os veículos e campanhas de comunicação são disponibilizados dentro da unidade.
9 a 10/2/17
Grupos de discussão
– Investigou: Percepção dos colaboradores sobre a empresa (descrição sobre a percepção da imagem); Descrição sobre a cultura São Marcos; Principais motivos de trabalhar na empresa; Principais desafios para trabalhar na empresa; Integração entre os setores; Recebimento de informações importantes por meio da liderança
3 a 20/2/17
Tabulação, análise e redação do relatório conclusivo
23/2
Apresentação à equipe de Comunicação e Marketing
Semana 6/3/17
Consolidação do Plano de Ação
10/3/17
Apresentação do Plano de Ação
17/3/17
Apresentação à alta gestão, entrega do relatório e plano de ação
Público atingido
850 funcionários
Equipe envolvida
Prefácio
Celuta Utsch – Diretora
Danielle Nogueira Esteves – Relações Públicas
Paula Fonseca – Atendimento ao Cliente