A Lear América do Sul queria uma comunicação interna estratégica, para alinhamento institucional e divulgação de diretrizes, que fortalecesse o espírito de equipe e o orgulho de pertencimento. Portanto, foi desenvolvido um sistema completo, com políticas, veículos e projetos unificados. Foram treinados facilitadores de cada unidade e criados manuais de apoio e métricas para monitoramento e aferição.
Cronograma
Diagnóstico da situação atual da comunicação
3/5/16
Envio prévio de questionário para os RHs.
6/5/16
Recebimento dos veículos de cada unidade, bem como os corporativos.
13/5/16
Entrevista por telefone, para aprofundar no questionário e levantar questões não contempladas.
Avaliação dos veículos: revista, jornais, boletins, e-mail, comunicados, intranet, TV Lear, murais e quadros de avisos.
18/5/16
Alinhamento com Lear dos passos a serem seguidos referentes aos projetos Sistema de Comunicação
Projetos do Sistema de Comunicação
Até 07/06/2016
Definição das diretrizes que nortearão o Sistema de Comunicação em 2016.
Criação de projeto editorial e gráfico para os veículos.
Definição de procedimento para cada veículo.
Perfil dos membros do comitê de Facilitadores da Comunicação.
7/6/2016
Aprovação/alinhamento dos projetos com Lear (CI Corporativo).
Até dia 10/06/2016
Aprovação final para prefácio
Manuais e métricas
Até 07/06/2016
Criação de manual com todos os projetos, procedimentos e fluxos de aprovação.
Até dia 10/06/2016
Aprovação
Treinamento dos Facilitadores da Comunicação
Semana 14-06-16
Apresentação e aprovação do conteúdo do treinamento.
Semana 20-06-16
Aplicação do treinamento de 8 horas.
Avaliação dos participantes.
Observação: por motivo de agenda dos participantes, o treinamento foi realizado em julho, em São Paulo.
Entrega do pacote de dados
Semana 20-06-16
Cópia impressa e eletrônica.
Público atingido
5.190 funcionários Lear América do Sul, sendo 4.215 da área operacional e 975 da área administrativa/gestores.
Equipe envolvida
Prefácio
Celuta Utsch – Diretora
Débora Silva e Santana – Coordenadora
Danielle Nogueira Esteves – Relações Públicas
Emanoelle Girardi – Atendimento in loco no cliente
Tércio Lemos – Designer Gráfico
Lear
Gisele de Souza – Diretora de Recursos Humanos e Comunicação América do Sul
Mariliane Gama – Coordenadora de Comunicação América do Sul
__________________________________________________________
Quer saber mais sobre o case vencedor da categoria PR Internacional do Troféu Jatobá PR 2017?
Confira abaixo o vídeo de apresentação e a descrição completa do planejamento e ações realizadas para o case.