Em meados de janeiro de 2025, a internet foi impactada pelo vazamento de uma planilha criada por profissionais da área de comunicação. O conteúdo dessa planilha, preenchido anonimamente, continha diversas avaliações sobre como era trabalhar com alguns influenciadores, como Anitta, Gil do Vigor, Ivete Sangalo, Paola Carosella, dentre outros.
Muitos influenciadores se pronunciaram em suas redes sobre o assunto, o que gerou ainda mais repercussão e discussão sobre o tema, trazendo ao debate, por exemplo, a qualificação profissional deste serviço, bem como os resultados e impactos que o influenciador pode gerar para a imagem da marca.
É fato que, com a chegada da 3ª fase do Marketing de Influência, no início dos anos 2010 – caso você não saiba, há estudos que identificam o Marketing de Influência desde o século XIX, mas isso é conversa para outro post –, o relacionamento dos clientes e consumidores com as marcas se transformou, tornando-se uma estratégia poderosa, se utilizada corretamente.
Mas como o Marketing de Influência funciona e como ele pode ser utilizado na Comunicação Organizacional?
Primeiro, é preciso entender que o Marketing de Influência na comunicação é uma estratégia focada em indivíduos que exercem influência ou liderança sobre potenciais clientes de uma marca.
Isso acontece porque a relação do público do influenciador com o próprio influenciador é uma relação de confiança, baseada no conteúdo criado por esse influenciador, que pode abarcar diversos assuntos, como autoestima, alimentação, moda, culinária, entretenimento, jornalismo etc.
Então, a marca e o influenciador trabalharão juntos dentro de uma etapa da campanha, seguindo uma estratégia bem-definida.
No caso da comunicação organizacional, é sempre fundamental compreendermos a posição do influenciador de acordo com sua imagem e reputação, para que a marca possa trabalhar junto com ele. Dessa forma, alguns resultados positivos podem ser alcançados, como:
- Fortalecimento da reputação: ao associar a empresa ou a marca a vozes influentes, consolidando sua imagem como referência;
- Engajamento de stakeholders: clientes, parceiros e colaboradores acabam se conectando com as mensagens transmitidas por figuras de autoridade;
- Ampliação do alcance: a marca pode acabar alcançando novos públicos, sem depender exclusivamente da mídia paga;
- Humanização da marca: pessoas se conectam com pessoas, então, dar voz a uma marca reforça a proximidade e cria vínculos com o seu público.
Como elaborar uma estratégia de influência para o meu negócio?
Em 2024, o marketing de influência foi um dos canais de comunicação que registrou crescimento mais rápido, dentre os demais canais de comunicação, movimentando U$ 24 bilhões, U$ 2.9 bilhões a mais do que em 2023.
Apesar das transformações do ramo, como a priorização por conteúdo de qualidade, construção de relacionamento do influenciador com a sua comunidade e a busca por uma relação de longo prazo entre influenciador e marca, o que reforça a importância do trabalho de uma agência especializada na imagem e reputação dos clientes, o mercado da influência tem se consolidado como uma ferramenta de marca.
Incorporar uma fase dedicada ao marketing de influência dentro do planejamento de campanha pode fortalecer a reputação e ampliar a presença no mercado. Para isso, é preciso considerar alguns pontos, como:
- Identifique os influenciadores: é preciso considerar que o influenciador será o rosto da sua marca, então, ele precisa estar adequado à sua reputação e à sua imagem;
- Fortaleça sua presença digital: o marketing de influência na comunicação é apenas uma parte do seu planejamento, então, a sua presença digital precisa ser sólida e eficaz, para que os potenciais clientes encontrem aquilo que está sendo apresentado pelo influenciador;
- Conte com uma agência especializada: uma agência de comunicação organizacional pode ajudar você a estruturar e gerenciar estratégias eficazes de marketing de influência, bem como cuidar da sua reputação, alinhando os interesses entre marca e influenciador;
- Monitore e mensure seus resultados: acompanhar os indicadores permitirá avaliar a eficácia do planejamento e realizar ajustes, se necessário. Uma boa análise de dados pode mostrar como está a saúde da sua comunicação.
Fica explícita a importância de acompanhar as tendências de mercado e as novas ferramentas que estão surgindo para fortalecer a imagem da sua marca, e o marketing de influência pode ser uma estratégia poderosa para ampliar o seu alcance e a sua visibilidade.
Marketing de influência é só o começo. Descubra como uma agência de comunicação integrada pode transformar sua estratégia! A gente te explica tudo neste post.