Desde sempre, o marketing utiliza a publicidade para atingir um grande número de pessoas, seja para venda de produtos, seja para divulgação de marca. O que muito se nota – e não podemos negar – é que vivemos uma nova era. O que antes era estampado apenas em outdoors, jornais e revistas, hoje também aparece por meio de anúncios em redes sociais, blogs e portais de notícias. Bem vindo a era do marketing digital!
As ações de marketing digital vêm ganhando importância na ampliação de mercado e estreitamento do relacionamento com os públicos. No Brasil, o setor de publicidade online apresentou crescimento de 26% em 2016, atingindo a marca de R$ 11,8 bilhões em investimentos, o que corresponde a 26,8% de toda a verba destinada ao setor no país.
Diferente da publicidade tradicional, no marketing digital é possível coletar dados dos usuários que acessam determinado conteúdo. Devido o retorno rápido da receptividade e reação do público, é possível mensurar a eficácia da ação realizada, sem contar a possibilidade de mudança de estratégia, caso seja necessário.
Mesmo com argumentos poderosos, pode prevalecer a dúvida: investir em publicidade na web é viável para o meu negócio? Como vou medir o retorno deste investimento? Que impacto estas ações terão no marketing da minha empresa?
O sucesso da estratégia pode estar também no alcance
É superimportante trazer o maior número de pessoas para a sua publicação, logo, não podemos deixar de falar sobre estratégias e influenciadores digitais.
Os influenciadores digitais são pessoas geralmente anônimas, que conseguem ter muitos seguidores pelos posicionamentos que adotam, e são vistos como alguém que possui credibilidade em tudo o que diz e faz. Muitas vezes, fazem disso o seu trabalho e vivem a produzir conteúdos que buscam alimentar essa credibilidade. Os conhecedores de marketing digital usam desses influenciadores para engajar um número cada vez maior de pessoas e torná-las usuárias de seus produtos e serviços.
Outra forma de aumentar o alcance é dada pela análise SEO – Search Engine Optimization –, que permite organizar e otimizar textos e até mesmo sites, de modo que seu conteúdo apareça em primeiro lugar nas pesquisas feitas em buscadores. Temos também as famosas hashtags, que trazem um bom tráfego para as redes sociais. De forma orgânica (não paga), as pessoas que se identificam com os termos escolhidos são direcionadas para a postagem.
A importância da mensuração no marketing digital
Para medir o alcance de qualquer publicação na web, o mercado digital conta com ferramentas que possibilitam avaliá-lo. A mensuração é obrigatória para aferir se a estratégia adotada é a mais eficaz e se o investimento oferece o retorno esperado. É possível levantar números de comentários, compartilhamentos e até a rejeição que seu produto ou serviço obteve, além do retorno financeiro para a empresa.
Algumas análises que são possíveis com o marketing digital:
- Retorno sobre valor investido – para mostrar o resultado de uma ação ou estratégia;
- Quanto cada clique custa, quando utilizadas estratégias pagas;
- Taxa de conversão de receptores em possíveis clientes;
- Número de visitas ao site / conteúdo;
- Tempo gasto pelo usuário e seu envolvimento com determinada publicação
A mensuração de resultados nunca pode ser em vão. A métrica é que vai revelar ao investidor, em forma de números, o alcance de sua publicação, a reação do público diante do seu produto ou serviço, além do real posicionamento da sua empresa no mercado.
Por ser volátil, o marketing digital possibilita modificar a estratégia de forma ágil, a qualquer momento, caso a ação proposta não traga o resultado esperado. Nada impede criar estratégias diversas para uma mesma peça, mesmo quando já foi dado o start em determinada publicação.
Quer saber mais sobre marketing digital e como este conjunto de práticas e técnicas podem melhorar o posicionamento de seu site nos buscadores da internet e atrair novos clientes? Fale com quem entende do assunto. A Prefácio Comunicação conta com profissionais competentes que se dedicam diariamente à criação de sites, produção de conteúdo e gestão de mídias sociais. Afinal, se seu site não for alcançado pelos robôs do Google, ele também não será visto pelo público que você deseja atingir.