Por: Débora Santana
Comunicação interna, como o próprio nome já diz, é falar, ouvir, dialogar com a equipe da sua empresa, mantendo as informações sempre claras e objetivas, integrando e sintonizando a equipe em função de um mesmo objetivo.
Para fazer com que ela realmente funcione, é importante planejar e estruturar as ferramentas de comunicação que ajudarão a aproximar as equipes de seus gestores, mantendo um ambiente agradável, amistoso e produtivo.
Mas, precisa mesmo investir comunicação interna?
Comunicar com os diversos públicos é item básico para qualquer empresa que deseja o sucesso. E o princípio de tudo – da construção de uma boa imagem, de uma forte reputação e do reconhecimento da marca – é sim a “conversa” entre empresa e funcionários.
Ignorar a comunicação interna pode ser um erro fatal para a saúde do seu negócio. Afinal, é a sua equipe que está na linha de frente, atendendo os clientes e ajudando o seu negócio a evoluir.
A comunicação interna alinha informações, direciona comportamentos, envolve, engaja. Ela ajuda a construir um bom clima de trabalho, contribui para as mudanças corporativas e é apoio de todos os setores para se alcançar metas.
Troca: essa é a receita
Fala quem pode e obedece quem tem juízo!? Não! Estamos na era do diálogo, da liberdade de expressão, da valorização do engajamento e da participação, da construção colaborativa. Na comunicação interna o funcionário tem voz ativa, participa, contribui, entende, questiona, ajuda a empresa a se reinventar.
Já a empresa ou instituição, fala, ouve, analisa, se transforma com a ajuda dos funcionários.
Como fazer, então, a comunicação interna?
Para se obter sucesso na comunicação interna as ações devem ser planejadas e estruturadas por uma equipe de comunicação que entenda do assunto.
Ao analisar o perfil da sua organização e os recursos, ferramentas e espaços disponíveis, estabelece-se um plano de ação para promover o diálogo com a equipe de forma natural e constante.
Que ferramentas a comunicação interna utiliza?
Os meios de comunicação interna dependem do perfil da empresa e de seus colaboradores, dos espaços e canais disponíveis e, claro, da disponibilidade dos gestores em fazer acontecer.
Alguns exemplos de ferramentas são: quadro de avisos, cartazes, publicações internas (boletins, revistas, artigos blogs de acesso restrito), eventos, campanhas especiais, grupos em redes sociais, treinamentos, cursos, workshops, reuniões… Enfim, uma infinidade de opções que podem ser aproveitadas ou criadas especialmente para a sua empresa.
Modernização da Comunicação Interna
A comunicação é dinâmica e deve se adequar aos seus públicos, adequar a linguagem, inovar no visual e pensar em atividades diferenciadas e diversificadas. Esse desafio é que promove o diálogo e faz o trabalho acontecer.
Por isso, quem deseja ter uma comunicação interna que funcione não pode ter medo de inovar e ou reinventar, quando for o caso. O objetivo é alcançar o funcionário onde ele estiver.
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