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Dicas de Comunicação Premiações

O poder das publicações institucionais para o sucesso da empresa

02/02/2022

As publicações institucionais internas são recursos poderosos para fortalecer a identidade e a imagem de uma organização. Ferramentas como jornais, revistas, boletins, quadros de avisos e TV’s corporativas promovem o diálogo e a interação entre a empresa e seus colaboradores, auxiliando na melhoria do clima organizacional, na produtividade dos times e nos resultados dos negócios.

Confira alguns benefícios das Publicações Institucionais:

  • Dissemina informações (programas, projetos e acontecimentos internos) dentro do ambiente de trabalho;
  • Auxilia os colaboradores quanto à compreensão sobre o que a empresa preza (valores, políticas e práticas de trabalho), seu modo de atuação no mercado e objetivos enquanto instituição;
  • Confere transparência aos objetivos da organização;
  • Informa como o colaborador pode contribuir para que os objetivos sejam cumpridos;
  • Promove a satisfação e o engajamento das equipes, gerando mais envolvimento no trabalho e sentimento de pertencimento;
  • Gera união entre colaboradores e direção, o que torna o ambiente de trabalho cada vez melhor;
  • Estimula a aproximação da empresa com as famílias dos colaboradores, mostrando como o colaborador contribui para o sucesso da organização e gerando orgulho de pertencimento.

Geralmente com foco gerencial e voltadas para o alinhamento de processos, as peças institucionais têm também o objetivo de padronizar a identidade visual da empresa e seu discurso, humanizar a comunicação, valorizar as pessoas que integram a equipe e consolidar uma cultura colaborativa.​

Como aplicar essa ferramenta de comunicação empresarial em sua organização?

  • Planejamento: escolha os tipos de ferramentas a serem usadas, seus formatos e periodicidade de divulgação (semanal, mensal, bimestral etc.). A periodicidade mostra o compromisso da empresa com a comunicação realizada com a equipe;
  • Definição de público-alvo: conheça bem o público com o qual vai se comunicar.
  • Estrutura de comunicação: Pense em como cada canal alcançará cada público e como as pautas devem ser abordadas em cada um deles. Os conteúdos devem, em geral, atingir a todos os colaboradores, mas sempre com os discursos adequados a cada perfil;
  • Clareza nas informações: use linguagem clara e objetiva, para que todos possam entender a mensagem repassada;
  • Conteúdo: as mensagens e informações divulgadas devem estar em constante sintonia e atualização com as diretrizes da empresa;
  • Equipe em primeiro lugar: divulgue as pessoas do seu time. Independentemente do tipo de ferramenta escolhida (jornal, boletim, quadro de avisos, vídeos, podcasts etc.), utilize depoimentos de colaboradores para reforçar conceitos e informações e humanizar a mensagem.

Portanto, a instituição deve enxergar em seus colaboradores um dos pilares mais importantes para uma comunicação institucional de sucesso. Com esforços voltados para manter o público interno bem informado, alinhado às suas diretrizes, orgulhoso do trabalho que desempenha e se sentindo parte importante da instituição, o resultado é sempre positivo. Assim, as relações se tornam mais transparentes, duradouras e consistentes, o que reflete positivamente nos resultados dos negócios, na motivação e na performance do time.

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