Por: Paula Fonseca
Seja você um aventureiro ou não, com certeza você já se deparou com uma bússola. Essencial para quem vai cruzar mares e andar em florestas, esse instrumento imantado que aponta sempre para o Polo Norte do nosso planeta possui um similar quando estamos falando em gestão empresarial. O planejamento estratégico é, sem dúvida, uma bússola para qualquer empreendedor.
Orientação para o trabalho da equipe
Saindo do plano físico e indo para o âmbito corporativo, o planejamento estratégico indica o Norte que cada empresa deve seguir, direcionando a atuação de sua equipe, as decisões de seu corpo diretivo e a sua gestão como um todo. Mais do que isso, ele deve orientar como cada área e colaborador deve agir para que a empresa siga no rumo desejado.
Mais do que bem elaborado e com expectativas de resultados espetaculares, o planejamento estratégico deve ser real e bem explicativo, para que cada setor saiba exatamente aquilo que lhe compete. A Comunicação tem papel fundamental para ajudar a disseminar para toda a equipe as diretrizes planejadas.
Segmentação e adaptação do conteúdo
De nada adianta um lindo projeto se as pessoas que irão colocá-lo em prática não souberem para que ele serve e qual é o papel delas no seu desenvolvimento. Para solucionar esse gargalo, é preciso ter também um bom planejamento estratégico de comunicação, que contemple campanhas e ações de alinhamento das equipes. A correta segmentação do público interno da empresa, a adaptação do conteúdo para cada canal e a pulverização do assunto ajudam não só a informar, mas a envolver e motivar os colaboradores a colocarem os planos da empresa em andamento.
Assim, com objetivos definidos, ações e prazos estabelecidos, responsáveis motivados e equipes engajadas, o planejamento estratégico de qualquer empresa será um sucesso e trará os resultados esperados.
Gostou do tema? Quer conversar com a Prefácio sobre a disseminação do planejamento da sua empresa? Então, é só entrar em contato conosco.