A analista de mídias sociais da Prefácio Comunicação, Rute Faria, participou ontem, 10 de agosto, do evento “Conectadas”, promovido pelo Pós-UNA – Núcleo de Comunicação e Artes da UNA, em BH.
Sob a coordenação do professor Gutenberg Almeida, o encontro reuniu seis mulheres que trabalham no mercado de marketing digital em BH. O intuito, além de valorizar a atuação da mulher nesse mercado, foi aproveitar as experiências e conhecimentos que elas têm a compartilhar. Em pauta, temas definidos pelas próprias palestrantes como: empreendedorismo, produção de conteúdo, case de sucesso, estratégias de trabalho e conselhos para quem está se formando. Rute Faria, falou sobre o tema Curadoria de Conteúdo no Ambiente Online – Dicas para facilitar o trabalho dos analistas de mídias sociais no dia a dia. A ideia, segundo ela, foi repassar dicas adquiridas ao longo de seus sete anos de experiências no mercado digital para facilitar um pouco do trabalho de quem está apenas começando. Confira algumas dessas dicas abaixo:
- Conteúdo é fundamental, mas organização também. Então, organize-se.
- Sempre comece pelo conhecimento do cliente, pelo diagnóstico e planejamento das ações.
- Crie um processo de trabalho pessoal que agilize e facilite suas ações diárias. Adapte-o sempre que necessário. Quando encontrar um modelo ideal, siga-o.
- Use e abuse das ferramentas gratuitas disponíveis. Prefira aquelas que agrupam várias contas de clientes em uma mesma plataforma.
- Se tiver acesso a ferramentas pagas, conheça e use todos os recursos. Sugira melhorias e exija o suporte adequado.
- Use as planilhas do Google Drive para armazenar seus posts, assim você terá um histórico das publicações de maneira organizada, sempre disponível para consultas.
- Sempre aprove por e-mail, com seu cliente, as publicações. Valide-as. Assim você tem um histórico de quem aprovou e de quando foi aprovado.
- Separe contas profissionais de contas pessoais. Mantenha o foco e evite distrações e confusões.
- Inclua no planejamento datas comemorativas que combinam com a empresa do seu cliente. Apresente-as a ele, para que ele aprove e inclua novas datas, se necessário.
- Aproveite os eventos do segmento para produzir conteúdo segmentado e direcionado.
- Use o Google Agenda e o Google Alertas para não esquecer datas importantes e receber possíveis temas em seu e-mail.
- Pesquise temas exclusivos, traduza pesquisas, explore sites estrangeiros.
- Trabalhe com um prazo reserva – pelo menos duas semanas de antecedência – mas esteja preparado para imprevistos e publicações de última hora.
- Conheça ferramentas gráficas, você vai precisar.
- Entenda os algoritmos de cada rede social e foque a produção de conteúdo nisso.
- Teste novas ferramentas do mercado e troque sempre que necessário
- Não tenha preconceito com novas redes sociais. Conheça-as e identifique aquelas que podem ser grandes oportunidades para o seu cliente.
- Esteja sempre onde o público do seu cliente está. Produza o conteúdo que ele procura.