Faz alguns anos que as palavras acima ganharam notoriedade e, mesmo fora do design e da publicidade, você já deve ter ouvido falar delas. A pergunta que fica é: elas se referem a uma coisa só ou há diferença entre cada uma delas? Já te adianto que não, e vamos te mostrar a diferença entre a Tipografia, Caligrafia e o Lettering.
Tipografia
Esse termo técnico diz respeito aos tipos móveis. Você se lembra de ter aprendido nas aulas de história sobre Gutemberg e a sua prensa móvel, que revolucionou a imprensa e permitiu que livros pudessem ser impressos facilmente, poupando o trabalho dos monges, que copiavam manualmente cada um? É daí que vem o nome, dos tipos criados por Gutemberg, que em conjunto formavam as páginas de um livro que poderia ser impresso várias vezes e de maneira igual.
A tipografa tem a ver com o sistema, em como as letras vão funcionar juntas, como elas vão conversar entre si, independentemente de qual palavra for usada. Temos milhões de tipografias diferentes e que são pensadas para trazer emoções e evocar ideias diferentes, mas todas elas são como pecinhas que se encaixam.
Caligrafia
Já a caligrafia é uma palavra mais comum. Você, com certeza, já ouviu falar dela quando era criança e, no colégio, pediram para que seus pais comprassem um caderno de caligrafia. Caligrafia é a escrita manual e única, derivada do movimento da mão que você utiliza para escrever. Lógico que quando falamos de design e comunicação visual não estamos nos referindo à caligrafia do dia-a-dia – estamos falando da caligrafia enquanto manifestação artística, de que você vai se lembrar ao deparar-se, por exemplo, com um convite de casamento. Apesar de se tratar de uma escrita manual, ela implica em regras e estilos específicos, uso de materiais diferentes para conseguir efeitos distintos, angulações, modo de pressionar a pena sobre o papel e inúmeras outras técnicas que fazem da caligrafia um estilo distinto.
Lettering
E o Lettering? O que é isso? Aqui a gente está falando de desenho. Mas não estávamos falando sobre letras? Sim, é isso mesmo, mas, pense bem, o ato de escrever é como o de desenhar. A questão é que com as letras estabelecemos signos específicos, que têm formatos parecidos para identificarmos e conseguirmos formar palavras e construir textos e, consequentemente, livros, jornais etc. A base da letra está no desenho e o lettering traz isso à tona, pois tem no desenho das letras sua essência. De letras mais mais simples até as mais complexas, o Lettering usa princípios de design como forma e contra-forma para criar projetos únicos.
Afinal, qual é a diferença entre a Tipografia, Caligrafia e o Lettering?
Tudo isso tem como base o desenho das letras e a maneira como as construímos é radicalmente diferente. Criar uma tipografia é algo extremamente complexo, que pode levar meses ou anos. O lettering pode levar semanas e, dependendo da complexidade, pode chegar a meses. A caligrafia já é mais rápida, pois leva o tempo da escrita em si.
Compreender todas as formas e maneiras criativas que podemos aplicar aos projetos é essencial para que eles transmitam as melhores ideias e os clientes tenham sempre as melhores soluções. Para cada projeto, para cada ideia, uma técnica deve ser escolhida e trabalhada e, assim, a comunicação será sempre mais efetiva e clara para todos.