Estudos da Universidade de Harvard, EUA, comprovam que 70 a 90% do tempo de trabalho de um líder é dedicado de alguma maneira à comunicação: por telefone, e-mail, palestra, reunião etc. Já a pesquisa da Korn/Ferry, baseada em 365 entrevistas com executivos de oito países latino-americanos, realizada em 2010, mostra que a capacidade de comunicar-se efetivamente é cada vez mais desejada pelas empresas, com 54%, perdendo apenas para a capacidade de criar o novo (56%).
Esses dados e muitos outros, comprovam a importância de ser um gestor comunicador, uma pessoa que pode impactar no rendimento da equipe. Sabe por que? Porque a comunicação face a face é valorizada pelos funcionários; o que o gestor fala tem um peso maior, visto a sua credibilidade; é possível compartilhar valores e comportamentos requeridos pela empresa; o diálogo fortalece as relações e estabelece sinergia.
Pensando nesse cenário e na demanda do cliente ESAB, a Prefácio montou uma capacitação para gestores da América do Sul. O treinamento foi ministrado em duas etapas, sendo uma para os funcionários da empresa no Brasil e outro para os da Argentina, Peru e Colômbia.
Desafios da comunicação, mitos e verdades, como se transformar em um profissional comunicador, importância da comunicação interna para o alcance de resultados regionais etc., foram alguns temas abordados em uma apresentação customizada para o cliente, com exemplos práticos e reais da empresa, trazendo a teoria para junto da prática. Além da capacitação de pessoas-chave, houve o alinhamento de informações sobre a comunicação interna corporativa da ESAB América do Sul, que tem sido cada vez mais estratégica.