Rua Dr. Sette Câmara, 75 - Luxemburgo
Belo Horizonte - MG . 30380-360
Tel: 31 3292.8660 . 31 99372.0216
(31) 99231-4306
E-mail: prefacio@prefacio.com.br

 
 

Blog

Nosso jeito de construir conhecimento

Dicas de Comunicação

Comunicação é um investimento: 4 fatos que comprovam isso

09/03/2021

A pandemia e os seus desdobramentos têm causado efeitos terríveis nas organizações. Adaptações, inovações e revisão de custos agora são práticas necessárias para quem busca manter sua marca ativa no mercado.

Em meio a esse turbilhão de decisões surge uma dúvida comum: a comunicação é um custo ou um investimento? 

Separamos, neste texto, quatro fatos que comprovam que ela é sim um investimento e, por isso, deve estar como uma das prioridades na lista orçamentária de qualquer empresa com visão de futuro. Confira: 

1 – Investimento em comunicação para monitorar ou posicionar a marca em meio a crises 

É importante fazer um acompanhamento constante sobre o que está sendo dito e debatido pelos públicos da sua empresa, afim de entender suas necessidades, satisfações e reclamações. 

Por meio da gestão de crise e do monitoramento de marca— uma importante etapa do processo de comunicação integrada —, é possível obter, em tempo real, repercussões e feedbacks que são valiosos para direcionar o melhor posicionamento e a melhor estratégia.

2 – Investimento para manter o comunicação com veículos de notícias e comunidades 

Quem compartilha informação relevante atrai não apenas a atenção, mas a empatia. O momento é de contribuição e compartilhamento de informações relevantes e, por isso, sua empresa pode se destacar como fonte de referência em diversos canais de notícias. 

Além disso, estar preparado para falar pela empresa e manter-se disposto a colaborar, com assuntos de sua especialidade, é uma estratégia interessante para se destacar no mercado. 

3 – Investimento para manter a sintonia e proximidade entre os colaboradores 

Uma equipe sintonizada e engajada é o coração da empresa ou instituição. Se antes da pandemia manter essas caraterísticas era uma tarefa necessária e desafiadora, nesse momento é ainda mais. 

Utilizar a comunicação estratégica e aproveitar a experiência de uma equipe multidisciplinar para aproximar a equipe da empresa é um diferencial competitivo para sua organização. 

Sem um diálogo estruturado e consistente fica impossível diminuir os índices de absenteísmo e o turn-over. E esse é mais um motivo que torna a comunicação essencial. 

Da mesma forma, é importante reforçar as ações e os valores da empresa, para que todos saibam que a vida continua e o trabalho está sendo feito.  

Sem a comunicação profissional e adequada essas ações ficam para o futuro, mas comprometem o rendimento e o sucesso do negócio no presente. 

4 – Investimento para aparecer e manter-se vivo na lembrança do público-alvo 

IBGE nos mostra que mais de 93% dos brasileiros utilizam smartphones.  

O isolamento social aumentou o tempo de conectividade e ampliou a oportunidade de chegar até o seu público por meio dos canais digitais. 

Traçar um planejamento estratégico para atuar com conteúdo diferenciado e segmentado é usar inteligência no digital.  

Agora é o momento de aparecer e se mostrar presente, ativo e disponível para oferecer os produtos e serviços a quem precisa deles.  

O meio digital é uma ótima opção, desde que utilizado de forma estratégica e profissional

Se você chegou até aqui, já percebeu que a comunicação caminha por diversas vertentes e, quando integrada, contribui efetivamente para o sucesso do negócio. 

Existem outros diversos motivos que comprovam a essencialidade da comunicação e mostram como ela é investimento e não custo, mas vamos ficar apenas nestes quatro itens, por enquanto. 

Comunicar é preciso! Em momentos delicados, como o que vivenciamos, é ainda mais necessário. 

Conte com a equipe da Prefácio para fazer um diagnóstico completo de comunicação e um planejamento estratégico que vai ao encontro das necessidades e possibilidades da sua empresa. Envie um e-mail

comunicação comunicação corporativa comunicação institucional comunicação interna

Vamos manter contato?

A gente quer sempre conversar com você. Por onde podemos contar nossas novidades?



    Este site é protegido pelo reCAPTCHA Enterprise e aplicam-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google.