A pandemia e os seus desdobramentos têm causado efeitos terríveis nas organizações. Adaptações, inovações e revisão de custos agora são práticas necessárias para quem busca manter sua marca ativa no mercado.
Em meio a esse turbilhão de decisões surge uma dúvida comum: a comunicação é um custo ou um investimento?
Separamos, neste texto, quatro fatos que comprovam que ela é sim um investimento e, por isso, deve estar como uma das prioridades na lista orçamentária de qualquer empresa com visão de futuro. Confira:
1 – Investimento em comunicação para monitorar ou posicionar a marca em meio a crises
É importante fazer um acompanhamento constante sobre o que está sendo dito e debatido pelos públicos da sua empresa, afim de entender suas necessidades, satisfações e reclamações.
Por meio da gestão de crise e do monitoramento de marca— uma importante etapa do processo de comunicação integrada —, é possível obter, em tempo real, repercussões e feedbacks que são valiosos para direcionar o melhor posicionamento e a melhor estratégia.
2 – Investimento para manter o comunicação com veículos de notícias e comunidades
Quem compartilha informação relevante atrai não apenas a atenção, mas a empatia. O momento é de contribuição e compartilhamento de informações relevantes e, por isso, sua empresa pode se destacar como fonte de referência em diversos canais de notícias.
Além disso, estar preparado para falar pela empresa e manter-se disposto a colaborar, com assuntos de sua especialidade, é uma estratégia interessante para se destacar no mercado.
3 – Investimento para manter a sintonia e proximidade entre os colaboradores
Uma equipe sintonizada e engajada é o coração da empresa ou instituição. Se antes da pandemia manter essas caraterísticas era uma tarefa necessária e desafiadora, nesse momento é ainda mais.
Utilizar a comunicação estratégica e aproveitar a experiência de uma equipe multidisciplinar para aproximar a equipe da empresa é um diferencial competitivo para sua organização.
Sem um diálogo estruturado e consistente fica impossível diminuir os índices de absenteísmo e o turn-over. E esse é mais um motivo que torna a comunicação essencial.
Da mesma forma, é importante reforçar as ações e os valores da empresa, para que todos saibam que a vida continua e o trabalho está sendo feito.
Sem a comunicação profissional e adequada essas ações ficam para o futuro, mas comprometem o rendimento e o sucesso do negócio no presente.
4 – Investimento para aparecer e manter-se vivo na lembrança do público-alvo
O IBGE nos mostra que mais de 93% dos brasileiros utilizam smartphones.
O isolamento social aumentou o tempo de conectividade e ampliou a oportunidade de chegar até o seu público por meio dos canais digitais.
Traçar um planejamento estratégico para atuar com conteúdo diferenciado e segmentado é usar inteligência no digital.
Agora é o momento de aparecer e se mostrar presente, ativo e disponível para oferecer os produtos e serviços a quem precisa deles.
O meio digital é uma ótima opção, desde que utilizado de forma estratégica e profissional.
Se você chegou até aqui, já percebeu que a comunicação caminha por diversas vertentes e, quando integrada, contribui efetivamente para o sucesso do negócio.
Existem outros diversos motivos que comprovam a essencialidade da comunicação e mostram como ela é investimento e não custo, mas vamos ficar apenas nestes quatro itens, por enquanto.
Comunicar é preciso! Em momentos delicados, como o que vivenciamos, é ainda mais necessário.
Conte com a equipe da Prefácio para fazer um diagnóstico completo de comunicação e um planejamento estratégico que vai ao encontro das necessidades e possibilidades da sua empresa. Envie um e-mail!