Você tem dificuldade de escolher um material gráfico? Não sabe qual especificação usar ou, mesmo quando sabe, não tem certeza se ficará legal? Separamos 3 dicas para te auxiliar na hora da escolha.
O processo de produção gráfica prevê várias etapas, que envolvem a escolha do material, acabamentos, custos, prazos, pré-impressão e impressão, entre outras. Além disso, são, portanto, diversos os detalhes aos quais devemos estar atentos na hora da escolha. Confira:
1. Fortaleça o relacionamento com os fornecedores
Há quem diga que não é importante criar relacionamento com fornecedores. Entretanto, é fundamental conhecer as empresas que prestam serviços e fortalecer o relacionamento com elas.
Os fornecedores parceiros nos ajudam a escolher o material gráfico mais adequado, a apresentar orçamentos mais em conta e a ter flexibilidade no prazo de pagamento. Afinal, conseguimos melhorar a reputação da marca no mercado ao informarmos a origem dos materiais orçados.
Para fortalecer o relacionamento com esse público de interesse, você precisa:
- Ter uma pessoa responsável por fazer a intermediação da comunicação com eles.
- Criar uma planilha com o contato de todos os fornecedores e a descrição do serviço que cada um presta.
- Ter o contato corporativo do fornecedor que te atende.
- Fazer uma visita para conhecer o fornecedor ou pedir o portfólio por e-mail.
- Fazer elogios aos parceiros, quando for o caso.
Lembre-se: é preciso responder a todos os fornecedores, mesmo que você não tenha fechado um orçamento com eles.
2. Conheça os tipos de papel
Sabemos que existem diversos tipos de papel, para muitas finalidades, porém você sabe qual escolher para atender sua necessidade ou a do cliente?
Os papeis sustentáveis, além de respeitarem as normas ambientais, sendo 100% recicláveis, também ampliam o valor de marca da empresa no mercado. Porém, temos que ter muita atenção na hora da escolha, um papel só pode ser considerado sustentável se ele estiver de acordo com as normas ambientais.
Também, existem papéis que dão mais resistência e sofisticação para o material. Para saber qual papel se adequa à sua necessidade, consulte um fornecedor gráfico.
3. Crie um arquivo com as descrições de acabamentos gráficos
Se você não tem conhecimento sobre acabamentos gráficos, é necessário criar um arquivo no word ou anotar em uma agenda as especificações gráficas para cada tipo de material.
Depois de escolher o tipo de papel, chegou a hora dos acabamentos gráficos:
- A laminação é uma camada fina de plástico que protege o material e o deixa mais resistente. Não interfere na cor e dá um ar mais sofisticado e pode ser aplicada em quase todos os tipos de papel.
- O Hot Stamping deixa a cor da letra metalizado e também dá impressão mais sofisticada para o material. É recomendado utilizá-lo em materiais que exigem alta resistência, tais como: convites, diplomas, certificados e papel timbrado.
- O relevo proporciona maior sensação tátil. Podemos destacar o alto relevo, que faz sobressair a letra ou a arte nos materiais, e o baixo relevo, que permite rebaixar a superfície.
- A capa dura torna o material mais resistente. Geralmente é usada em cadernos, agendas e livros.
Portanto, agora que você sabe um pouco mais sobre o mundo das produções gráficas, conseguirá escolher materiais mais adequados para atender suas necessidades. E claro, sempre mantenha um bom relacionamento com os fornecedores para que eles possam te ajudar na hora da escolha.
Precisa de apoio para produzir algum material gráfico? A Prefácio pode te ajudar! Entre em contato conosco pelo e-mail: prefacio@prefacio.com.br ou deixe uma mensagem no nosso portal. Em breve, nossa equipe entrará em contato com você.