Rua Dr. Sette Câmara, 75 - Luxemburgo
Belo Horizonte - MG . 30380-360
Tel: 31 3292.8660 . 31 99372.0216
(31) 99231-4306
E-mail: prefacio@prefacio.com.br

 
 

Blog

Nosso jeito de construir conhecimento

O jeito Prefácio

3 dias de como adaptar da comunicação analógica para o digital

21/09/2017

DSC_0106

Se você é brasileiro e nasceu antes de 1994, como eu, quando chegou ao mundo não existia internet no país. Engraçado pensar nisso, não é? Também acho. A internet é tão presente em nossa rotina que é impossível pensar que um dia as pessoas viveram sem ela. E o mais estranho para essas pessoas é passar do analógico para o digital.

O mundo evoluiu e senti que eu precisava evoluir também. Quando comecei a trabalhar como jornalista profissional, olha que nem foi há tanto tempo assim, o ano era 2012, as empresas investiam mais em revistas e jornais impressos tanto para seus colaboradores quanto para seus clientes.

Com a evolução da internet e das redes sociais, o acesso às informações ficou mais rápido e fácil. As empresas acompanharam as tendências do mercado e passaram a investir também em marketing digital.

Percebi que eu precisava aprender mais sobre o assunto, afinal textos da web são muito diferentes dos impressos. Continuo redigindo jornais e revistas impressas, que continuam bem vivos, mas agora atuo também no mundo virtual. Quer saber o que estou fazendo para conseguir me adaptar? Siga as dicas abaixo:

1 – Entenda o que é Marketing Digital

Atualmente, existem pós-graduações e cursos sobre o assunto. Além disso, na própria internet, existem vídeos, e-books, textos e outros materiais bem interessantes. Estude muito.

2- Adapte seu jeito de escrever

Existem técnicas específicas de redação para o mundo virtual. Uso de intertítulos, hiperlinks, interações com o leitor são alguns exemplos. Portanto, é preciso conhecer essas especificidades e aplicá-las.

3 – Treine muito

Provavelmente, quem escrevia para meios impressos, como eu, estava acostumado com uma linguagem mais formal e com textos maiores. No entanto, o perfil do leitor online é diferente daquele que senta para ler o jornal ou a revista. No mundo virtual, as pessoas querem em poucos minutos conseguir as informações que desejam.

O mais legal disso tudo é que as mudanças continuam acontecendo! Não posso deixar de falar que aqui na Prefácio temos um Núcleo de Inteligência Digital (NID) com uma equipe bastante antenada e que está me ajudando muito nessa transição.

O NID também pode te ajudar. Entre em contato com a Prefácio para conhecer nossos serviços digitais.

Vamos manter contato?

A gente quer sempre conversar com você. Por onde podemos contar nossas novidades?



    Este site é protegido pelo reCAPTCHA Enterprise e aplicam-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google.